Título: Alienações do mundo: uma interpretação da obra de Hannah Arendt
Autor: Rodrigo Ribeiro Alves Neto
Formato: Impresso
Dimensões: 14 x 21 cm
Ano de publicação: 2009
Número de páginas: 216
Coedição: Edições Loyola
Em Alienações do mundo, Rodrigo Ribeiro Alves Neto fornece uma chave para acompreensão da trajetória intelectual da teórica política alemã Hannah Arendt: o conceito de “alienação do mundo”, presente na principal obra da filósofa, A condição humana (1958).
A leitura de A condição humana presente em Alienações do mundo articula o projeto arendtiano de elaboração de uma nova teoria da política com o diagnóstico da crise vivida no século XX – a ruptura radical na história do Ocidente, cuja principal manifestação política foi o advento dos regimes totalitários, sinalizada por Arendt na obra Origens do totalitarismo (1951).
O autor apresenta o exame da experiência totalitária por Hannah Arendt, que indica que ali se efetivou, de forma radical, o processo de desmundanização. Em seguida, é traçado um histórico das diversas formas como a alienação do mundo se manifestou ao longo da história. O livro também traça um panorama da história moderna até a atualidade. Neles, Ribeiro utiliza a reflexão de Martin Heidegger, mestre de Hannah Arendt, para enriquecer sua interpretação.
____________________________________
Sobre o autor:
Rodrigo Ribeiro Alves Neto é mestre (UERJ) e doutor (PUC-Rio) em Filosofia. Professor Associado do Departamento de Filosofia da UNIRIO e Professor Colaborador do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFRN.
Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.