Título: Da existência ao infinito: ensaios sobre Emmanuel Lévinas
Autor: Rafael Haddock-Lobo
Formato: Impresso
Dimensões: 14 x 21 cm
Ano de publicação: 2006
Número de páginas: 166
Coedição: Edições Loyola
Livro indisponível (edição esgotada)
Este livro apresenta um Lévinas voltado para as questões da Filosofia. Trata-se de uma obra pioneira no Brasil, uma vez que a maioria dos escritos que são aqui publicados sobre o pensador está focada na Teologia, sendo poucos os filósofos brasileiros que se debruçam sobre sua obra.
Lévinas é um autor de grande envergadura, mas pouco conhecido no Brasil. Não só o leitor brasileiro, mas o de língua portuguesa é, enfim, presenteado com uma elucidadora apresentação ao trabalho daquele por quem o pensador francês Jacques Derrida sentia-se tomado por gratidão e admiração a cada nova visita ao seu texto.
A tarefa central de sua filosofia consistia no árduo conhecimento do Outro, da outra pessoa. Em seus termos, trata-se de uma relação “face a face”. Esta inversão de paradigmas de toda a filosofia ocidental – aí incluindo os antigos e eternos mestres dos tempos de Alemanha, Husserl e Heidegger – reorienta o pensamento para a ética, que se ergue assim como a “filosofia primeira”. A “questão do Ser” cede lugar ao ser humano, ou mais propriamente à relação com o outro. O pensamento que daí brota não é senão concreto, pois pertence à ordem do vivido, daquilo que aparece ao vivente. Explicam-se os temas finamente abordados por Haddock-Lobo: a fecundidade da feminilidade, a hospitalidade como possibilidade de justiça e as pesquisas relacionadas à teologia.
____________________________________
Sobre o autor:
Rafael Haddock Lobo é professor do Departamento de Filosofia, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UERJ (PPGFIL-UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS-UFRJ).
Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.