Título: Carradas de razões: Lucio Costa e a arquitetura moderna brasileira
Autor: Otavio Leonídio
Formato: Impresso
Dimensões: 16 x 23 cm
Ano de publicação: 2007
Número de páginas: 348
Coedição: Edições Loyola
Livro indisponível (edição esgotada)
Autor de projetos arquitetônicos fundamentais e responsável por ações decisivas para a renovação da arquitetura brasileira do século XX, Lucio Costa (1902-1998) é o tema de Carradas de razões. O autor, Otavio Leonídio, examina o legado de Lucio Costa a partir de um ângulo original: sem deixar de realçar a relevância de sua atividade como projetista, põe em foco sua obra escrita.
Entre 1924 e 1951, Lucio Costa produziu mais de uma centena de textos, e é a partir desse rico e extenso material que Otavio Leonídio constrói sua narrativa. O objetivo é lançar uma nova luz sobre os diálogos travados entre Lucio Costa e personagens tão importantes quanto José Marianno Filho, Gregori Warchavchik, Lourenço Filho, Le Corbusier e, especialmente, Mário de Andrade.
O livro dá ainda destaque ao que Leonídio chamou de “o bem-estar da modernidade”, fenômeno que pode ser descrito como a inusitada capacidade de um grupo expressivo de intelectuais brasileiros (José Lins do Rego, Anísio Teixeira, Gilberto Freyre, entre outros) de reconhecer na “arquitetura moderna brasileira versão Lucio Costa” a realização máxima de um certo projeto moderno brasileiro: o desejo recorrente – e até então irrealizado – de produzir uma arte simultaneamente moderna e genuinamente nacional.
____________________________________
Sobre o autor:
Otavio Leonídio possui graduação em Arquitetura e Urbanismo e doutorado em História pela PUC-Rio. É professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós Graduação em Arquitetura da PUC-Rio.
Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.