Título: Atmosfera, ambiência, Stimmung: sobre um potencial oculto da literatura
Autor: Hans Ulrich Gumbrecht
Tradução: Ana Isabel Soares
Formato: Impresso
Dimensões: 14 x 21 cm
Ano de publicação: 2014
Número de páginas: 174
Coedição: Contraponto
Em Atmosfera, ambiência, Stimmung: sobre um potencial oculto da literatura, o crítico literário alemão Hans Ulrich Gumbrecht estuda a experiência do que se passa entre a literatura e o leitor na realidade atual. O livro traz reflexões sobre momentos históricos da modernidade ao examinar diversas experiências estéticas, como as obras de Shakespeare, Machado de Assis e Janis Joplin.
O autor é singular na crítica contemporânea ao ir além de entender o que a literatura “diz” e “representa”; Gumbrecht busca compreender a realidade que a literatura cria independentemente da interpretação e do puro prazer estético. Para tanto, Gumbrecht apropria-se do conceito alemão do Stimmung, que se refere ao modo como os textos literários se relacionam às realidades que existem fora deles, explicitando a experiência histórica na estética.
O professor do Departamento de Letras da PUC-Rio, Karl Erik Schøllhammer, ressalta que a principal contribuição do autor é refletir sobre a materialidade histórica da literatura e a sua capacidade de interferir na vida do leitor ao afetar o mundo a sua volta. “Reconhecemos e frisamos na leitura deste importante estudo o desafio que Gumbrecht se coloca: resgatar a ‘vitalidade e a proximidade estética’ que tendem a desaparecer nos estudos literários atuais”, afirma Schøllhammer.
____________________________________
Sobre o autor:
Hans Ulrich Gumbrecht é formado em Teoria Literária, transitando por áreas como filosofia, história cultural e da literatura, e epistemologías. É, desde 1989, professor de literatura comparada da Stanford University ocupando a cadeira Albert Guérard.
Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.