Título: Contos de Arthur Azevedo: os “efêmeros” e inéditos
Autor: Arthur Azevedo
Organização, introdução e notas: Mauro Rosso
Formato: Impresso
Dimensões: 16 x 23 cm
Número de páginas: 280
Coedição: Edições Loyola
Contos de Arthur Azevedo: os “efêmeros” e inéditos abriga sete contos azevedinos inéditos em livro e o conjunto dos “contos efêmeros”, coletânea originalmente publicada em 1897. Os contos inéditos são Flauta, A minha carteira, A agonia da freira, Conto de Natal, Uma surpresa, A viúva e Separação dos sexos. A obra tem o objetivo de contribuir para resgatar a vida desse grande autor da literatura brasileira.
O livro apresenta o exemplo humorístico, irônico, mas essencialmente crítico de Azevedo para os fatos, os homens, as ruas, as relações sociais e pessoais de seu tempo. Traz também o histórico bibliográfico-editorial da produção contística do escritor.
Contos de Arthur Azevedo: os “efêmeros” e inéditos reverencia um ficcionista com grande importância histórica. A forma literária criada por Arthur Azevedo, devido a sua linguagem, estilo e escrita, acrescentou raízes à ficção, contribuindo para a literatura brasileira até os dias de hoje. “Escrevo, não para os cafés da rua do Ouvidor, mas para a cidade inteira. Gabo-me de ter leitores em todo o país, e como os sirvo com a melhor gramática de que disponho e com todo o bom senso de que sou capaz, conservo tranquila a minha consciência de jornalista” (Arthur Azevedo).
____________________________________
Sobre o organizador:
Mauro Rosso é ensaísta, escritor, professor e pesquisador de literatura brasileira.
Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.