Título: Contos de Machado de Assis: relicários e raisonnés
Autor: Mauro Rosso
Formato: Impresso
Dimensões: 16 x 23 cm
Número de páginas: 224
Coedição: Edições Loyola
Em meio a vários trabalhos publicados no centenário de morte de Machado de Assis, foi lançado um que traz um verdadeiro relicário machadiano: um conto inédito do escritor, agora publicado em Contos de Machado de Assis: relicários e raisonnés. O livro é escrito por Mauro Rosso, pesquisador que descobriu Um para o outro, conto de Machado até então dado como perdido.
Após seis anos de pesquisas, Mauro Rosso encontrou os fragmentos desse conto que havia sido publicado originalmente em dez capítulos, em 1879, na revista A Estação. Contos de Machado de Assis: relicários e raisonnés publica este conto e traz ainda o fac-símile da descoberta, as páginas, tal como foram publicadas em A Estação.
Junto a esse inédito de Machado de Assis, o livro oferece ainda mais três contos machadianos que tiveram circulação restrita: Três tesouros perdidos, a primeira narrativa curta escrita por Machado, há exatos 150 anos; Uma partida, de 1892, que narra qual um “estudo balzaqueano” dos sentimentos humanos; e Bagatela, de 1859, sobre o qual persiste a dúvida quanto a tratar-se de uma tradução ou criação original de Machado.
____________________________________
Sobre o autor:
Mauro Rosso é ensaísta, escritor, professor e pesquisador de literatura brasileira.
Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.