Título: Atlas da filiação religiosa e indicadores sociais no Brasil
Autores: Cesar Romero Jacob, Dora Rodrigues Hees, Philippe Waniez e Violette Brustlein
Formato: Impresso
Dimensões: 21 x 28 cm
Ano de publicação: 2003
Número de páginas: 150
Coedição: Edições Loyola
Livro indisponível (edição esgotada)
Quais são as intensidades, os caminhos e os resultados da penetração dos grupos não católicos, numa população que, no início do século XX, se declarava 99% católica – porcentagem hoje reduzida para 74%? Pergunta complexa, se consideramos o pluralismo religioso que caracteriza a população brasileira, mas passível de ser respondida a partir da análise dos dados coletados no Atlas da filiação religiosa e indicadores sociais no Brasil.
Ainda que o Brasil seja considerado o maior país católico do mundo, os resultados dos últimos recenseamentos demográficos realizados pelo Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística (IBGE) mostram, entre outros fenômenos da filiação religiosa dos brasileiros, um crescimento de evangélicos e pessoas que se declaram sem religião.
Que relação existe entre cor, sexo, grau de instrução e rendimentos, e a permanência ou afastamento dos fiéis na Igreja Católica? Esta e outras questões são abordadas no Atlas da filiação religiosa e indicadores sociais no Brasil. A obra é ilustrada com mapas e apresenta um retrato detalhado da realidade religiosa e sociodemográfica brasileira.
____________________________________
Sobre os autores:
Cesar Romero Jacob é professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Dora Rodrigues Hees professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Philippe Waniez da Universidade de Bordeaux.
Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.