Título: Assistência social: história e cultura política
Autor: Marcio Eduardo Brotto
Formato: Impresso
Dimensões: 16 x 23 cm
Ano de publicação: 2015
Número de páginas: 220
Coedição: Reflexão
Assistência social: história e cultura política é resultado de extenso e rigoroso trabalho de pesquisa, uma reflexão abrangente e inovadora sobre a implementação da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e, por conseguinte, do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), levando em consideração a história e as expressões da cultura política.
Marcio Brotto (ex-professor do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio) demonstra que, apesar de administrativamente descentralizadas em sua execução, essas políticas ainda se encontram submetidas a uma espécie de “centralidade federal”, uma vez que o Poder Executivo Federal determina as diretrizes nacionais a serem seguidas em sua execução pelos municípios. Ao utilizar o município de Duque de Caxias como objeto de estudo, o autor evidencia também que o cumprimento dessas diretrizes nacionais é frequentemente influenciado pela trajetória histórica local e seu modo de fazer política.
Esta obra é fundamental para se compreender a contradição ainda presente na sociedade brasileira quanto a tema tão necessário e complexo: as políticas sociais, que, embora fundamentadas em uma perspectiva democrática, na condição de garantidoras de direitos sociais, acabam reforçando, no processo histórico, aspectos como o autoritarismo, o assistencialismo, o clientelismo e a “cultura do medo”.
____________________________________
Sobre o autor:
Marcio Eduardo Brotto (já falecido) foi mestre em Serviço Social pela PUC-Rio e doutor em Assistência Social e Saúde pela mesma universidade. Também foi professor do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio.
Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.