Título: Cultura e mudança organizacional
Organização: Patricia Amélia Tomei
Formato: Impresso
Dimensões: 14 x 21 cm
Ano de publicação: 2008
Número de páginas: 354
As pessoas se comportam em função de seus modelos mentais, de suas crenças e valores, isto é, de sua cultura. As empresas também. É preciso conhecer valores e crenças de uma organização para entender comportamentos e implementar estratégias competitivas.
Cultura e mudança organizacional parte da premissa de que para mudar uma organização é preciso mudar comportamentos e atitudes de grupos e indivíduos. A compreensão dos valores culturais intangíveis e os aspectos símbólicos das organizações contribuem hoje para o desenvolvimento de lideranças e para obter identidades e posicionamentos singulares para os negócios.
O livro contém estudos de caso de organizações/empresas que operam no Brasil, analisando, por exemplo, a rede de salões de beleza Beleza Natural e a cadeia de restaurantes mexicanos Tex Mex – Mexican Food (que teve sucesso após adequar a cultura organizacional da empresa às suas fases de desenvolvimento). Além disso, lideranças criativas e inovadoras que venceram barreiras de mudança cultural são analisadas à luz do exemplo das primeiras aviadoras da Força Aérea Brasileira.
____________________________________
Sobre a autora:
Patricia Amélia Tomei possui graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, RJ. Mestre e doutora em Administração, respectivamente pela PUC-Rio e sanduíche pela New School for Social Research/USP.
Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.