Título: Uma cidade em questão I: Grandjean de Montigny e o Rio de Janeiro
Organização: Departamento de Artes e Design, PUC-Rio
Formato: Impresso
Dimensões: 20 x 21 cm
Ano de publicação: 2008
Número de páginas: 288
Livro indisponível (edição esgotada)
A vinda da Corte portuguesa em 1808 inicia um profundo processo de transformação da cidade colonial. Se, do ponto de vista econômico, essa sociedade passou a receber maciçamente produtos ingleses, as influências culturais estavam associadas aos franceses. Em 1816 chega ao Rio de Janeiro um grupo de artistas plásticos diretamente de Paris, a chamada Missão Francesa. Entre esses artistas, estava Grandjean de Montigny.
Esta história, entre outras, é contada em Uma cidade em questão I: Grandjean de Montigny e o Rio de Janeiro. Impressa originalmente em 1979 e que se encontrava esgotada – esta obra foi a primeira do gênero a retratar de modo abrangente a vida e a obra de Grandjean de Montigny, arquiteto da Missão Francesa.
A obra oferece seis ensaios sobre diversos aspectos da Missão Artística Francesa e da participação de Grandjean de Montigny nela, como arquiteto e urbanista.
Além disso, são retratados também a sociedade colonial e o crescente processo de urbanização no Rio de Janeiro. As especificidades da sociedade carioca, assim como a história de Grandjean de Montigny, são apresentadas no livro por meio de recortes de jornais da época.
____________________________________
Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.