
|
O evento de lançamento da coleção luso-brasileira Fenomenologia e Cultura, organizada por André Barata, Fernando Gastal, Marcelo S. Norberto, contou com uma jornada de estudos, transmitida ao vivo, no dia 29 de outubro. Foram três mesas de debate, das 10h às 16h, com a participação de Fabio Caprio Castro de Leite (PUCRS), Irene Borges Duarte (Évora/Portugal) e Edgar Lyra (PUC-Rio), além dos organizadores da Coleção.
– A coleção Fenomenologia e Cultura nos deu a possibilidade de convidar grandes expoentes da fenomenologia, com trabalhos de grande relevância na academia, para questionar, discutir e problematizar questões contemporâneas a partir de um viés fenomenológico para um público em geral – afirmou Marcelo S. Norberto.
Durante o primeiro debate, com o tema de “Perspectivas em fenomenologia crítica”, foram discutidos assuntos históricos e atuais, como o marxismo, tendo como base a fenomenologia. Para Fernando Gastal, a fenomenologia critica permite problematizar o tempo histórico capitalista e colabora para que os objetos investigados não sejam mais ontologizados.
– Eu penso uma perspectiva de uma fenomenologia que seja critica ao sistema e às suas características fundamentais e que transforme as determinações que acabam destituindo as nossas existências de humanidade – concluiu Gastal.
Com seis volumes, a coleção Fenomenologia e Cultura reúne autores e autoras brasileiros e portugueses.
Clique aqui para assistir ao evento na íntegra!
Publicado em: 04/11/2021
|