consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

Sobre a Editora

Conheça a Editora PUC-Rio



Editora PUC - 20 anos Passado presente: criação e consolidação da Editora

Em 2000, como parte das comemorações dos 60 anos da universidade, surge a Editora PUC-Rio, com o compromisso de publicar, sob a forma de livro, pesquisas de relevância acadêmica.

De 2000 a 2017, teve como editor e coordenador o professor Fernando de Almeida Sá, que ajudou a encontrar uma solução para um problema comum a editoras universitárias: extrapolar os muros da própria universidade.

De forma pioneira, a Editora PUC-Rio adotou uma política de publicação de suas obras em parceria com editoras comerciais interessadas no saber acadêmico, de forma a garantir a distribuição dos livros pelas principais livrarias do país. A primeira parceria editorial foi com as Edições Loyola, uma editora administrada pela Companhia de Jesus, assim como a PUC-Rio. Hoje, são mais de 30 editoras do mercado – de grandes casas editoriais, a editoras independentes e também instituições de pesquisa, como a Fiocruz, e com outras editoras universitárias, como a Unifesp –, que ajudam a divulgar o saber produzido pela Editora e pela universidade.

Desde sua criação, a Editora é filiada à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), o que permite à Editora PUC-Rio estar presente em feiras de livros pelo país, incluindo a maior delas: a Bienal de Livro do Rio de Janeiro.

De 2000 até hoje, foram mais de 400 títulos publicados, uma média de 20 publicações por ano, um número desafiador para uma editora universitária e que reflete a vasta pluralidade do campus da PUC.

Entre esses títulos, ao menos 50 são livros digitais no formato PDF, com download e acesso gratuitos pelo site da Editora. Algumas dessas obras foram lançadas exclusivamente na forma digital.

A Editora oferece ainda suporte editorial a revistas acadêmicas da universidade, que também podem ser acessadas pelo site.

Presente futuro: 20 anos da Editora PUC-Rio

Em 2020, a Editora PUC-Rio completa 20 anos de produção editorial ininterrupta. Para comemorar a data, em tempos tão difíceis e de distanciamento social, foram pensadas publicações que envolvessem a tecnologia digital.

A mais recente empreitada é o podcast Som da Ideias, produzido em parceria com o ECOA/PUC-Rio e com curadoria e produção do jornalista Mauro Silveira, professor do departamento de Comunicação Social da PUC-Rio. Por meio de entrevistas no formato áudio, a Editora PUC-Rio apresenta uma parte de seu conteúdo acadêmico e de seus autores em um meio dinâmico e acessível.

Além do podcast, são realizados debates de interesse acadêmico, com transmissão pela web. Chamadas de aulas-lives, nossos autores apresentam uma aula sobre a sua área de conhecimento. Além de serem abertas ao público, essas apresentações fazem parte de disciplinas de graduação e pós-graduação da PUC-Rio.

A Editora PUC-Rio dedica-se a publicar o conhecimento e a pesquisa de excelência universitária. Como casa editorial, os livros foram um meio natural para fazer a ponte entre universidade e público. Sejam eles impressos ou digitais, livros representam a antiga vontade humana de sobreviver ao tempo.

Ser uma editora universitária é exercer um dos papéis mais importantes da pesquisa e do saber acadêmicos: a partir da livre circulação de ideias, a publicação de livros contribui para uma sociedade mais consciente e apta a lidar com as suas próprias questões culturais e históricas.





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de S. Vicente, n° 225 - Praça Alceu Amoroso Lima, casa V (Casa Agência/Editora)
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.453-900
Telefones:
55 (21) 3527-1838/1760

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC