consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

Submissão de originais

Com uma linha editorial ampla e acadêmica, a Editora destina-se a publicar pesquisas de âmbito universitário, traduções e obras originalmente pensadas para a formação acadêmica de pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação. Mais importante, a Editora busca oferecer ao público uma acuidade editorial ao debate gerado nas universidades.

Priorizando o vínculo institucional, os livros publicados pela Editora PUC-Rio são resultados de pesquisas desenvolvidas na própria Universidade, com origem em dissertações de mestrado, teses de doutorado ou ainda obras indicadas por nosso corpo docente ou por algum departamento da PUC-Rio.

Abaixo nossas instruções para submissão de originais à Editora PUC-Rio:

1) Como a maioria das obras tem origem em teses e dissertações da Universidade, a Editora solicita a atenção do autor para uma necessária adaptação da pesquisa acadêmica a livro. Sugerimos que o autor releia o trabalho e considere que a obra, antes formatada para uma banca examinadora, agora terá como destino um público mais amplo. O nosso Manual de Preparação de Originais orienta o autor nessa reelaboração.

2) Além dessa adaptação por vezes necessária, em seguida o autor deverá proceder à preparação do seu original, isto é, realizar a padronização editorial requerida pela Editora PUC-Rio e presente em nosso Manual de Preparação de Originais.

Nossos revisores consultam frequentemente nosso Manual em seus trabalhos de revisão e normalização dos textos. Baixe aqui o Manual de Preparação de Originais da Editora PUC-Rio.

3) O passo seguinte é a entrega do original completo e na forma impressa à Editora PUC-Rio. Solicitamos também que o autor entregue uma lauda de Projeto da obra, ou seja, um documento anexo apresentando o tema, área/linha de pesquisa, a relação da obra com a PUC-Rio, originalidade do texto, breve curriculum vitae do autor, assim como a relação da obra com o mercado editorial (ineditismo na abordagem, público-alvo, bibliografia existente na área etc.).

4) No caso de o original ter sido concebido a partir de uma dissertação de mestrado ou de uma tese de doutorado defendida na PUC-Rio, solicitamos ainda uma carta do Departamento de origem do trabalho, assinada pela Direção ou pela Coordenação de Pós-Graduação, atestando que o referido Departamento não se opõe à publicação desse trabalho na forma de livro pela Editora PUC-Rio.

5) No caso de a obra contar com auxílio financeiro oriundo de órgãos de fomento ou ainda dos próprios departamentos da PUC-Rio, é necessário que o original seja entregue à Editora PUC-Rio acompanhado de carta do Departamento de origem do trabalho (assinada pela Direção do Departamento), informando tratar-se de uma publicação desse Departamento, e autorizando, portanto, a Editora PUC-Rio a contar com a referida verba no caso de aprovação pelo Conselho Gestor da Editora PUC-Rio.

6) A Editora PUC-Rio não devolve a versão impressa do original apresentado para avaliação.

Após o recebimento dos originais:

7) Os originais recebidos são submetidos ao Conselho Gestor da Editora PUC-Rio para avaliação com vistas à publicação.

8) Como publicamos preferencialmente em coedição com editoras comerciais – responsáveis pela distribuição da obra em livrarias de todo o país –, o original aprovado pelo Conselho Gestor da Editora PUC-Rio também será avaliado pelo Conselho Editorial da coeditora. Em função dessas duas instâncias de avaliação, o tempo médio de avaliação do original é de 6 (seis) meses. Caso não consigamos os dois pareceres necessários para a resposta final dentro desse prazo, informaremos ao autor sobre o status da avaliação.

9) Aprovado o original para a publicação, o autor é convocado pela Editora a fim de fazer a entrega definitiva dos originais finais, assinar contrato ou autorização de publicação e estabelecer um cronograma para a edição da obra.

A Editora PUC-Rio não fornece orçamentos a autores, já que os livros aprovados são publicados sem contrapartida financeira pelo autor.

 



Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de S. Vicente, n° 225 - Praça Alceu Amoroso Lima, casa V (Casa Agência/Editora)
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.453-900
Telefones:
55 (21) 3527-1838/1760

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC