consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

E-books

Raul Amaro Nin Ferreira: relatório

Título: Raul Amaro Nin Ferreira: relatório
Organizadores:
Felipe Carvalho Nin Ferreira, Raul Carvalho Nin Ferreira e Marcelo Zelic
Ano de publicação: 2014
Formato:
e-book
Páginas: 220

>DOWNLOAD: ebook_raul_amaro.pdf (19.085KB)

O livro que se oferece à nossa leitura guarda em suas páginas uma história de horrores. Mas é sobretudo de heroísmo e de solidariedade que ele nos fala.

É o protagonista dessa história triste, Raul Amaro Nin Ferreira, quem utilizou a palavra horror para caracterizar o que viveu quando foi preso, interrogado, torturado e morto em mãos de agentes do Estado, em agosto de 1971, quando o arbítrio e os abusos de poder dominavam a cena política brasileira. Suas últimas palavras que conhecemos foram ditas a um enfermeiro do Hospital Central do Exército, onde foi assassinado: Tire-me desse horror, Pedro.

Raul tinha 27 anos, era o mais velho de nove irmãos, formara-se em Engenharia Mecânica pela PUC-Rio, estava noivo e acabava de ganhar uma bolsa de estudos para a Holanda quando foi detido e conheceu os círculos infernais dos porões da ditadura.

Foram muitos os brasileiros submetidos aos mesmos horrores que mataram Raul. Muitos jovens tiveram esse mesmo destino. Em sua história e na memória do que viveu, estão os ecos de muitas outras vidas. Os horrores que roubaram a vida e os sonhos de Raul atingiram em cheio sua família e seus amigos. Seus pais percorreram todos os caminhos do absurdo para recuperar o corpo do filho morto. Seus 8 irmãos e sua noiva tiveram as vidas avassaladas pela dor. E nenhum dos amigos foi o mesmo depois de sua morte.

No entanto, é de heroísmo e de solidariedade que esse livro trata. Raul foi assassinado por ser solidário e enfrentou a tortura e a morte com dignidade e heroísmo. Seus pais tiveram a essas nesnas atitudes diante da perda do filho. D. Mariana, sua mãe, soube passar por cima da própria dor para contruir uma rede de solidariedades.

A herança de Raul, recolhida por seus pais, por seus irmãos, sobrinhos e por todos aqueles que o amavam é uma herança de heroísmo e de solidariedade. A PUC-Rio se orgulha de tê-lo ente seus ex-alunos.

____________________________________

Sobre os organizadores:

Felipe Carvalho Nin Ferreira é mestrando no Instituto de Planejamento Urbano e Regional - IPPUR da UFRJ, com graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFF.

Marcelo Zelic é vice-presidente do Grupo Tortura Nunca Mais e membro da Comissão da Justiça e Paz de São Paulo.

Raul Carvalho Nin Ferreira tem bacharel em Direito pela USP, com habilitação em Direito Penal e Criminologia. Defensor Público do Estado de São Paulo.

Caso deseje ler outros e-books gratuitos, confira nosso catálogo clicando aqui.





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de S. Vicente, n° 225 - Praça Alceu Amoroso Lima, casa V (Casa Agência/Editora)
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.453-900
Telefones:
55 (21) 3527-1838/1760

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC