consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

Catálogo

Escrever sem escrever: literatura e apropriação no século XXI

Título: Escrever sem escrever: literatura e apropriação no século XXI   
Autor: Leonardo Villa-Forte
Formato: 14 x 21 cm
Páginas: 224
Coeditora: Relicário

“Nada se cria, tudo se transforma”. A citação mais utilizada de Antoine Lavoisier ilustra com precisão a premissa do que Leonardo Villa-Forte, autor de Escrever sem escrever: literatura e apropriação no século XXI, chama em seu novo livro de “literatura por apropriação”.

A obra, que inaugura a parceria entre a Editora PUC-Rio e a Relicário, trata de uma nova estruturação da arte de escrever: através da montagem, da edição e da reposição de trechos originais em um novo contexto, para formular um novo conteúdo. “Uma espécie de copiar e colar incessantemente”, nas palavras do próprio autor.

Leonardo Villa-Forte levanta o debate sobre as nuances entre estética e orginalidade, trazendo o fênomeno da cultura remix para exemplificar esse recorte. Os mashups no mundo musical, a série MixLit, além de diversas outras obras de literatura por apropriação, ajudam a ilustrar este todo.

____________________________________

Leonardo Villa-Forte é graduado em Psicologia pela UFRJ, com passagem pela Facultad de Filología da Universidad de Salamarca e é mestre em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio.





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de S. Vicente, n° 225 - Praça Alceu Amoroso Lima, casa V (Casa Agência/Editora)
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.453-900
Telefones:
55 (21) 3527-1838/1760

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC