consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

Catálogo

Limite

Título: Limite
Autor:
Luiz Costa Lima
Formato:
16 x 23 cm
Páginas:
346
Coeditora:
Relicário Edições

O livro Limite, de Luiz Costa Lima, retoma uma indagação do autor sobre a mímesis, conceito filosófico grego que se aplica às obras de arte, que se iniciara em 1980. A obra reflete a ideia de ficção e de representação e criação na literatura e nas artes visuais.

Não se trata apenas de estabelecer uma equivalência entre imagem e experiência estética. Mas, configura uma relação entre a dimensão psíquica do desejo, o engendramento de imagens e, logo, o seu entendimento, tal como a experiência estética. A partir dessa tripla base terórica, Limite conforma-se como um arranjo conceitual amplo e rizomático sobre as relações que se tecem entre linguagem e realidade.
____________________________________

Luiz Costa Lima possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1959) e doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1972). Atualmente é professor emérito do departamento de história da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e é autor de mais de vinte livros, alguns deles traduzidos para o inglês e o alemão.





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de S. Vicente, n° 225 - Praça Alceu Amoroso Lima, casa V (Casa Agência/Editora)
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.453-900
Telefones:
55 (21) 3527-1838/1760

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC