consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

Catálogo

Sartre e a política

Título: Sartre e a política
Autor:
Marcelo S. Norberto e Fabio Caprio Leite de Castro
Formato:
14 x 21 cm
Páginas:
224
Coeditora: Via Verita

Unindo questionamento filosófico e debate político, Sartre e a política seleciona um conjunto de contribuições sobre questões políticas a partir da obra de Jean-Paul Sartre. Em função de seu engajamento à sua filosofia existencialista-marxista, os textos em questão envolveram o filósofo nas mais acirradas polêmicas.

Imerso em um contexto de novas ameaças fascistas no mundo pós-Guerra Fria, marcado pelas novas tecnologias e pelos novos modelos de comunicação e mass media, por novas formas imateriais de trabalho e pelo aumento das desigualdades, é possível ainda falar em liberdade? Sartre foi o filósofo do século XX mais radical ao tratar do assunto.

O objetivo do livro em questão é apresentar a obra de Sartre, ainda hoje, como uma provocação à teoria política. Ao contrário de uma crítica superficial, procura-se revisitar o caráter de mobilização do texto sartriano e sua força de explicitar o acontecimento humano.

Sartre e a política é o segundo livro da Coleção Diálogos da Editora PUC-Rio, que visa publicar textos acadêmicos de caráter transdisciplinar, que promovam o debate entre as mais diversas áreas do conhecimento.


____________________________________

Marcelo S. Norberto é professor e pesquisador do Departamento de Filosofia da PUC-Rio.

Fabio Caprio Leite de Castro é professor integrante do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS e Doutor em Filosofia pela Université de Liège (Bélgica).





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de S. Vicente, n° 225 - Praça Alceu Amoroso Lima, casa V (Casa Agência/Editora)
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.453-900
Telefones:
55 (21) 3527-1838/1760

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC