consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

Catálogo

O problema da propriedade privada em Espinosa

Título: O problema da propriedade privada em Espinosa
Autor:
João Abreu
Formato:
16 x 23 cm
Páginas:
288
Coeditora: Lumen Juris

» Confira o Sumário do livro
Sumário O Problema da Propriedade Privada.pdf

O tema da propriedade atravessa as principais obras de Espinosa. O problema da propriedade privada em Espinosa, de João Abreu, traz a lume uma reflexão original por duas razões.

A primeira diz respeito ao objeto da investigação, a propriedade na filosofia de Baruch Espinosa. A segunda razão envolve o caráter antijuridiscista e antieconomicista de investigação sobre a propriedade. Essas duas noções, se tomadas por modelos explicativos da mesma, não expõem o processo casual que institui o desejo de apropriação e decantação de uma certa proporção de poder - ou seja, sua gênese.

O objetivo do livro é propor radicalmente caminhos para a questão: o que é o desejo do meu? O que garante que aquilo que digo ser meu seja realmente regra que distingue o meu, do seu e do nosso? Quem se contenta com o que dizem o Código Civil, a Constituição, a lei de propriedade industrial e seus intérpretes não encontrará utilidade na leitura. Com Espinosa, vamos conceber direções e hipóteses.

Esta não é uma obra de interpretação do filósofo holandês; mas uma obra (espinosista) sobre a propriedade privada.

____________________________________

João Maurício Martins de Abreu é Doutor em Direito (PUC-Rio) e Mestre em Sociologia e Direito (UFF). Pesquisador, professor e advogado.





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de S. Vicente, n° 225 - Praça Alceu Amoroso Lima, casa V (Casa Agência/Editora)
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.453-900
Telefones:
55 (21) 3527-1838/1760

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC