consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

Notícias

Na mídia! Resenha do livro "Clínica,laboratório e eugenia" na revista Cadernos de Saúde Pública

A obra Clínica, laboratório e eugenia: uma história transnacional das relações Brasil-Alemanha, de Pedro Muñoz, recebeu resenha assinada por Lina Faria* na edição de outubro da revista Cadernos de Saúde Pública, uma publicação da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) da Fiocruz.

Publicado pelas editoras PUC-Rio e Fiocruz, o livro traz uma análise das relações estabelecidas entre psiquiatras, neurologistas e eugenistas brasileiros e alemães na primeira metade do século XX. Por meio de uma história transnacional, o autor demonstra que os médicos brasileiros e alemães estiveram inseridos em redes intelectuais responsáveis por um intercâmbio de pessoas e saberes, mas também de práticas científicas e projetos políticos.

A obra é resultado da tese de doutorado do autor e conta com material colhido em arquivo pessoal e diplomático tanto no Brasil quanto na Alemanha. O autor Pedro Muñoz é historiador da Ciência e da Saúde e professor do Departamento de História da PUC-Rio. 

*Lina Faria é mestre e doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social e professora da Universidade Federal do Sul da Bahia.

Confira a resenha escrita por Lina Faria, clicando aqui!

Vale destacar:

O livro é finalista do 5º Prêmio ABEU, na categoria Ciências Sociais. Os vencedores serão anunciados em cerimônia de premiação promovida pela ABEU - Associação Brasileira das Editoras Universitárias, no dia 22 de novembro, em São Paulo.


Publicado em: 16/10/2019





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de S. Vicente, n° 225 - Praça Alceu Amoroso Lima, casa V (Casa Agência/Editora)
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.453-900
Telefones:
55 (21) 3527-1838/1760

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC