consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

Catálogo

Forças de um corpo vazado

Título: Forças de um corpo vazado
Autora: Ana Kfouri
Formato:
16 x 23 cm
Páginas:
144
Coeditora:
Editora 7Letras

Neste livro, o corpo é o protagonista. A pesquisadora e diretora teatral, Ana Kfouri, une experimentações cênicas e visuais com reflexões teóricas, produzindo um pensamento sobre a arte e a linguagem que se realiza no corpo. Kfouri parte da noção de que uma obra está sempre em diálogo com a teoria, e trilha um percurso teórico-artístico que passa por Gilles Deleuze, Antonin Artaud, Samuel Beckett e Valère Novarina.

Organizado em cinco capítulos, que podem ser lidos de forma independente, o livro traz a pesquisa sobre linguagem que a autora desenvolveu ao longo dos anos: pensar o corpo e a palavra como forças de relação-tensão, tanto nas artes cênicas quanto nas artes visuais, partindo do teatro como lugar “de onde se vê”.

Para Kfouri, o corpo não é um mero instrumento a serviço das palavras, mas uma potência que atravessa o espectador. Nas palavras da autora, o corpo, em busca de sentido, é vazado “porque é atravessado pelo outro e pelo desconhecido. E não um corpo fechado, com uma identidade definida, fixa, exata”.

A trajetória artística de Ana Kfouri é ponto de partida para as reflexões do livro, mas não o define. A partir das brechas abertas no livro para o pensamento no campo visual, a autora-atriz se lança na experimentação final deste trabalho, que é a concepção e realização do vídeo “onde o verbo para?”, cujo acesso é disponibilizado ao leitor.

Sobre a autora
Ana Kfouri é diretora teatral, atriz e pesquisadora. Doutora em Artes Visuais pela UFRJ e professora de Artes Cênicas, do Departamento de Letras da PUC-Rio.





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de S. Vicente, n° 225 - Praça Alceu Amoroso Lima, casa V (Casa Agência/Editora)
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.453-900
Telefones:
55 (21) 3527-1838/1760

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC