consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

Notícias

"Escrever sem escrever: literatura e apropriação no século XXI", de Leonardo Villa-Forte, recebe Menção Honrosa em Cuba

O Prêmio Casa de Las Américas concedeu ao livro Escrever sem escrever, publicado pela Editora PUC-Rio em coedição com a Relicário Edições, uma Menção Honrosa na Categoria Literatura Brasileira de Não Ficção. 

Escrito por Leonardo Villa-Forte, doutor pelo Programa de Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio, o livro estuda obras recentes de escritores, artistas e poetas pensando em uma nova estruturação da arte de escrever: através da montagem, da edição e da reposição de trechos originais em um novo contexto.

O evento aconteceu em Havana, Cuba, no dia 30 de janeiro. A ata da Menção Honrosa a Escrever sem escrever foi elaborada e lida pelos jurados Pedro Meira Monteiro, Flávio Carneiro e Manuela D'Ávila: 

"Escrever sem escrever: literatura e apropriação no século XXI, de Leonardo Villa-Forte, é uma reflexão extremamente oportuna sobre os processos que orientam a literatura contemporânea no Brasil e no mundo, e que questionam a noção de originalidade autoral herdada do Romantismo. Trata-se da investigação do autor como um leitor que se apropria do tecido da cultura, criando dispositivos textuais que, ao mobilizar diversas mídias, criam uma rede em que a literatura é um exercício generoso e inclusivo, um verdadeiro sampleamento criativo do mundo."

Saiba mais sobre a obra clicando aqui.

 


Publicado em: 04/02/2020





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de S. Vicente, n° 225 - Praça Alceu Amoroso Lima, casa V (Casa Agência/Editora)
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.453-900
Telefones:
55 (21) 3527-1838/1760

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC