consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

Notícias

Editora PUC-Rio agora em Podcast: Som das ideias

No contexto do seu aniversário de 20 anos, a Editora PUC-Rio lança o podcast “Som das ideias”. O programa busca provocar debates que alinhem o pensamento acadêmico com as questões presentes na sociedade, em um meio dinâmico e acessível.

Cada edição trará um tema da atualidade para o debate, tendo como ponto de partida um livro publicado pela Editora PUC-Rio e, consequentemente, um autor da casa como principal participante. A ideia do programa em áudio surgiu da Editora PUC-Rio em parceria com o ECOA/PUC-Rio, com curadoria e produção do jornalista Mauro Silveira, do departamento de Comunicação Social da PUC-Rio. O programa está disponível nas plataformas Spotify, Deezer; Youtube.

Ouça os episódios do Som das ideias: o podcast da Editora PUC-Rio:

#4. Violência contra a mulher: Spotify; Deezer; Youtube.

Luciene Medeiros, professora do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio e autora do livro "Em briga de marido e mulher, o Estado deve meter a colher", e Rita de Freitas, professora do Departamento de Serviço Social da UFF, debatem sobre a questão da violência contra a mulher, trazendo a ideia da violência doméstica como uma das expressões da desigualdade de gênero. No debate, elas fazem um breve histórico do papel dos movimentos de mulheres dos anos 1970 até a promulgação da Lei Maria da Penha e falam sobre a relação entre a pesquisa acadêmica e a implantação de políticas públicas de proteção à mulher.

#3. O Rio e as Favelas: Spotify; Deezer; Youtube.

Rafael Soares Gonçalves, professor do departamento de Serviço Social da PUC-Rio e autor do livro "Favelas do Rio de Janeiro: história e direito", e Leandro Benmergui, professor de História na Purchase College, debatem sobre a questão das favelas cariocas, suas origens, as tentativas de urbanização, as políticas públicas, as consequências de eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas e as reverberações internacionais sobre a temática.

#2. Saúde e Espiritualidade: Spotify; Deezer; Youtube.

Pe. Leonardo Agostini Fernandes (autor de "Saúde e espiritualidade"), Dr. Hilton Koch (decano do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da PUC-Rio) e Nádia Nascimento (gestora em saúde pública pela Fiocruz) debatem sobre os possíveis diálogos entre fé e ciência, principalmente no contexto da pandemia, e a questão do bem-estar espiritual como fundamental para a medicina.

#1. Escrever sem escrever: Spotify; Deezer; Youtube.

Leonardo Villa-Forte (autor de "Escrever sem escrever"), Júlio Diniz (decano do Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio) e Vera Lúcia Follain de Figueiredo (Comunicação/Letras/PUC-Rio) debatem sobre a apropriação de textos e sobre uma nova estruturação da arte de escrever, que acontece através da montagem, da edição e da reposição de trechos originais em um novo contexto, para formular um novo conteúdo.


Publicado em: 12/08/2020





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de S. Vicente, n° 225 - Praça Alceu Amoroso Lima, casa V (Casa Agência/Editora)
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.453-900
Telefones:
55 (21) 3527-1838/1760

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC