consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

Catálogo

1967, meio século depois



Título: 1967, meio século depois
Organizadores: Felipe Scovino, Frederico Coelho, Pedro Duarte e Sérgio Bruno Martins
Formato: 16 x 23 cm
Ano de publcação: 2020
Número de páginas:
268
Coeditor: Circuito

O livro “1967, meio século depois”, organizado por Felipe Scovino, Frederico Coelho, Pedro Duarte e Sérgio Bruno Martins, reúne textos interdisciplinares – de áreas como economia, filosofia, história da arte, letras, cinema e comunicação – que buscam refletir sobre o ano-chave para a cultura brasileira no século XX.

O debate presente no livro, que vai além do marco tropicalista, explora a relação entre vanguarda e teoria do subdesenvolvimento, a discussão filosófica sobre repressão e desrepressão, o manifesto enquanto forma de pensamento e intervenção, o realismo nas artes, o crescente protagonismo da televisão na paisagem cultural da época e a elaboração autocrítica de artistas intelectuais no período seguinte ao golpe de 1964.

Através dessas contribuições, a obra busca reexaminar os termos e a atualidade de um dos debates mais vigorosos da tradição cultural brasileira, partindo de novas perspectivas e colocando em xeque estereótipos e clichês da época.

A discussão central do livro surgiu a partir do seminário “1967, meio século depois”, ocorrido na PUC-Rio em novembro de 2017.

____________________________________

Sobre os organizadores:

Felipe Scovino é professor associado do Departamento de História e Teoria da Arte e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRJ.

Frederico Coelho é doutor em Literatura Brasileira pela PUC-Rio (2004-2008) com Bolsa-Sanduíche da Capes por um ano na New York University (2006). É professor assistente dos cursos de Literatura e Artes Cênicas e da Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade ( PPGLCC) do Departamento de Letras da PUC-Rio. 

Pedro Duarte é professor doutor no Departamento de Filosofia da PUC-Rio. Foi professor visitante nas Universidades Brown (EUA) e Södertörns (Suécia). 

Sérgio Bruno Martins é crítico de arte, professor do Departamento de História da PUC-Rio. Colabora regularmente com a revista Artforum e publicou artigos em periódicos como October, Novos Estudos, ARTMARGINS e Third Text

Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de S. Vicente, n° 225 - Praça Alceu Amoroso Lima, casa V (Casa Agência/Editora)
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.453-900
Telefones:
55 (21) 3527-1838/1760

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC