consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

Catálogo

Ensaio sobre a experiência da morte e outros ensaios



Título: Ensaio sobre a experiência da morte e outros ensaios
Autor: Paul Ludwig Landsberg
Formato: Impresso
Dimensões: 14 x 21 cm
Ano de publicação: 2009
Número de páginas: 220
Coedição: Editora Contraponto

Ensaio sobre a experiência da morte e outros ensaios constitui um volume de ensaios representativo da vida e do pensamento do herói do século XX, Paul Ludwig Landsberg.

Landsberg viveu apenas 42 anos. Nasceu em Bonn, Alemanha, em 1901. Filho de judeus, foi batizado na Igreja Luterana e mais tarde converteu-se ao catolicismo. Viu duas guerras mundiais. Estudou com Edmund Husserl e Max Scheler, de quem recebeu a maior influência. Foi nomeado professor de filosofia na universidade de sua cidade natal em 1928.

Amigo de Max Horkheimer, colaborou regularmente com a Revista de Pesquisas Sociais da Escola de Frankfurt. Deixou a Alemanha em março de 1933, quatro dias antes de Hitler chegar ao poder. Encantou-se com a Espanha, onde trabalhou nas universidades de Barcelona e de Santander. Mas o início da Guerra Civil, em 1936, o levou a outro exílio. Em Paris conheceu Emmanuel Mounier e se juntou ao movimento Esprit. Convidadopor Léon Brunschvigc, ministrou cursos de filosofia existencialista na Sorbonne.

Depois da ocupação da França por tropas alemãs, em 1940, Landsberg recusou os convites para seguir a um novo exílio nos Estados Unidos. Em vez disso, engajou-se na Resistência. Viveu na clandestinidade, com nomes falsos, até ser preso pela Gestapo em 1943. Deportado para o campo de concentração de Oranienburg, ali morreu em 2 de abril de 1944. Landsberg estudou profundamente vida e obra de santos cristãos, especialmente Santo Agostinho. Dedicou-se aos grandes místicos e a Pascal.

Na Espanha, admirou Unamuno e começou a preparar um livro sobre Nietzsche e Scheler, que não pôde concluir. Publicou centenas de artigos e conferências, muitos ainda dispersos. Na França ocupada escreveu uma obra sobre o Renascimento que considerava especialmente importante. Sabe-se que fez três cópias do manuscrito e as escondeu, mas elas nunca foram encontradas.

____________________________________

Sobre o autor:

Paul-Louis Landsberg era um filósofo existencialista do século XX.

Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, n° 225, Prédio Kennedy, 7° andar
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.451-900
Telefone:
+55 (21) 3736-1838

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC