consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

E-books gratuitos

Requebros do maxixe: raça, nacionalidade e disputas culturais no Rio de Janeiro de 1880 a 1915, Os



Título: Os requebros do maxixe: raça, nacionalidade e disputas culturais no Rio de Janeiro de 1880 a 1915
Autor: Matheus Pimentel da Silva Topine
Formato: E-book / pdf gratuito
Ano de publicação:
2021
Número de páginas: 161
Coleção: História e Cultura
» Download completo do livro

A obra Os requebros do maxixe: raça, nacionalidade e disputas culturais no Rio de Janeiro de 1880 a 1915, escrita por Matheus Pimentel da Silva Topine, discute a respeito dos conflitos e das desigualdades presentes na cidade após a abolição da escravatura. Pautado na História Social, o livro destaca a violência instaurada a partir de uma ideia de brasilidade sensual e festiva. O texto tem como foco os personagens e os meios de comunicação que construíam o maxixe diante das tensões vividas no Rio de Janeiro da virada do século XIX para o XX.

O maxixe, considerado uma criação brasileira, foi levado ao exterior pelo dançarino Duque e ganhou o reconhecimento internacional. Nessa abordagem, esse gênero é entendido como prática compartilhada e dinâmica, para além das atribuições idealizadas que o acompanham. Entre as fontes analisadas, estão músicas, peças teatrais produzidas no período e jornais impressos, que servem como base para visualizar os significados atribuídos ao maxixe. São discutidos temas como os conflitos presentes nos bailes de maxixe, a formação da identidade nacional das conexões atlânticas na formação do maxixe durante a década de 1900.
____________________________________

Sobre o autor:

Matheus Pimentel da Silva Topine é professor de História e mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e graduado no Campus Nova Iguaçu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ-IM). Atualmente cursa doutorado em um acordo de cotutela entre a PUC-Rio e a Escuela Interdisciplinaria de Altos Estudios Sociales  da  Universidad Nacional de San Martín  (IDAES-UNSAM), na Argentina.

Caso deseje ler outros e-books gratuitos, confira nosso catálogo clicando aqui.





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de S. Vicente, n° 225 - Praça Alceu Amoroso Lima, casa V (Casa Agência/Editora)
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.453-900
Telefones:
55 (21) 3527-1838/1760

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC