consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

E-books gratuitos

Sherlock Holmes no Brasil: Elysio de Carvalho e a construção da polícia científica no Rio de Janeiro entre 1907 e 1915



Título: Sherlock Holmes no Brasil: Elysio de Carvalho e a construção da polícia científica no Rio de Janeiro entre 1907 e 1915
Autora:
Marília Rodrigues de Oliveira
Formato: E-book / pdf gratuito
Ano de publicação:
2021
Número de páginas: 346
Coleção: História e Cultura

» Download completo do livro

Sherlock Holmes no Brasil: Elysio de Carvalho e a construção da polícia científica no Rio de Janeiro entre 1907 e 1915 busca analisar a construção de um campo de polícia científica no Brasil. Na época, a criminalidade tornava-se um problema de escala global, pertencente a uma agenda política que pensava o internacionalismo como uma maneira de controlar as práticas criminais. A emergência de um campo de polícia científica pensada a partir da internacionalização de obras de criminalística marcou a entrada de literatos na Polícia carioca em começos do século XX, como Elysio de Carvalho. Dividindo opiniões, o escritor alagoano defendia que a polícia do Rio de Janeiro precisava ser organizada tecnicamente, profissionalmente e cientificamente, para desempenhar sua missão civilizadora.

A autora Marília Rodrigues de Oliveira pretende investigar como Elysio de Carvalho favoreceu a circulação de saberes de polícia científica entre os polos sul-americanos e europeus durante as primeiras décadas do século XX. Além disso, a obra analisa a maneira na qual a construção de um campo de polícia científica respondia a disputas locais, que perpassavam os esforços policiais de controle da criminalidade moderna no Brasil.
____________________________________


Sobre a autora:

Marília Rodrigues de Oliveira é doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação de História Social da Cultura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e licenciada e graduada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Organizou e publicou, junto com Diego Galeano, a coletânea Escritos Policiais (2017) e foi premiada pelo Edital de publicação de teses “História e Cultura”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação de História Social da Cultura da PUC-Rio.





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de S. Vicente, n° 225 - Praça Alceu Amoroso Lima, casa V (Casa Agência/Editora)
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.453-900
Telefones:
55 (21) 3527-1838/1760

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC