consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

E-books gratuitos

População em Situação de Rua em tempos de pandemia da Covid-19



Título: População em Situação de Rua em tempos de pandemia da Covid-19
Coordenação: Nilza Rogéria de Andrade Nunes
Formato: E-book / pdf gratuito
Ano de publicação:
2021
Número de páginas: 63

» Download completo do e-book

Durante a pandemia, escutamos frequentemente o lema “fique em casa”. Mas o que dizer para aqueles que não têm moradia e não podem fazer o isolamento? Hoje, no país, são mais de 119 mil famílias em situação de rua registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.  População em Situação de Rua em tempos de pandemia da Covid-19 evidencia, por meio de pesquisas e entrevistas, as problemáticas enfrentadas pela População em Situação de Rua (PSR), sobretudo, durante a maior crise sanitária dos últimos 100 anos.

A obra é fruto de uma parceria entre o Núcleo de Estudos em Saúde e Gênero (NEGAS), do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio, a Universidade de Dundee (Escócia-UK), a Pastoral do Povo da Rua, a organização social PortoComVida e outros pesquisadores interessados no tema. Ela traz os resultados da pesquisa amostral, realizada durante os meses agosto, setembro e outubro de 2020. Dividido em quatro capítulos — 1) PSR: de quem estamos falando; 2) O que as ruas da cidade têm a nos dizer?; 3) Infográfico com dados gerais; e 4) Perfil da PSR: similaridades no heterogêneo — o livro propõe uma reflexão a respeito do acesso a serviços básicos de saúde. Para oferecer visibilidade a essa população excluída, é fundamental identificar as determinações sociais que levaram essas pessoas a viver na rua, bem como garantir que as políticas públicas alcancem a PSR, respeitando a individualidade de cada integrante desse grupo.
____________________________________

Sobre a Coordenadora:

Nilza Rogéria de Andrade Nunes é pós-doutora em Saúde Coletiva, doutora em Serviço Social, mestre em Psicologia Social, assistente social, professora, pesquisadora e extensionista no Departamento de Serviço Social da PUC-Rio, além de líder do Núcleo de Estudos em Saúde e Gênero – NEGAS.

Caso deseje ler outros e-books gratuitos, confira nosso catálogo clicando aqui.





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de S. Vicente, n° 225 - Praça Alceu Amoroso Lima, casa V (Casa Agência/Editora)
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.453-900
Telefones:
55 (21) 3527-1838/1760

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC