consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

E-books gratuitos

Morte feita de pedra: o mercado de escravizados do Valongo e a necroarquitetura, A



Título: A morte feita de pedra: o mercado de escravizados do Valongo e a necroarquitetura
Autor: Luis Gustavo Costa Araújo
Formato: E-book / pdf gratuito
Ano de publicação:
2021
Número de páginas: 190
Coleção: História e Cultura

» Download completo do livro

Ao longo dos mais de cinquenta anos de atividade (1774-1831) do complexo comercial do Valongo, o maior mercado de escravizados da história, são muitas as narrativas de fugas, resistências e sobrevivências por parte dos milhares de homens e mulheres negro-africanos que eram mantidos em cativeiro. A reflexão apresentada na obra baseia-se na premissa de que o projeto colonial deixou marcas na pele, na sociedade e também nos espaços que foram ordenadamente arranjados para que a estrutura de opressão e dominação necessária para garantir o status de soberania do colonizador fosse mantida. É compreendida como necropolitica o conjunto de mecanismos e de dispositivos de poder utilizados para produzir a condição de subalternidade e precarização da vida. Nesse sentido, a arquitetura pode ser usada como dispositivo necropolítico de controle, de produção e de gestão da morte, adquirindo a forma de necroarquitetura. O Valongo assume o papel de um local onde é possível identificar as características da ação tanto da necropolítica, quanto da necroarquitetura.

Dividida em 3 capítulos, A morte feita de pedra: o mercado de escravizados do Valongo e a necroarquitetura traça um panorama sobre a história do Rio de Janeiro, descreve os principais modos de captura, distribuição e transporte das cargas humanas do tráfico negreiro, e reflete a respeito da necropolítica. Dentre as fontes usadas, estão os documentos da época, mapas e relatos dos viajantes que passaram pelo local e registraram suas experiências no espaço, os aspectos físicos e a dinâmica de funcionamento.
____________________________________

Sobre o autor:

Luis Gustavo Costa Araújo é arquiteto, mestre e doutorando em História Social da Cultura, História da Arte e Arquitetura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Especialista em Política e Planejamento Urbano e Regional, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de S. Vicente, n° 225 - Praça Alceu Amoroso Lima, casa V (Casa Agência/Editora)
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.453-900
Telefones:
55 (21) 3527-1838/1760

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC