consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

Notícias

Na mídia! “Quanto ao futuro, Clarice” é destaque no jornal O Globo



O segundo caderno do jornal O Globo deste domingo (21) destacou a obra Quanto ao futuro, Clarice, organizada por Júlio Diniz, decano do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da PUC-Rio. A matéria “Uma observadora crítica e generosa da sociedade” chama a atenção para o aspecto questionador das obras de Clarice frente às tensões sociais da época. As narrativas de “Literatura e Justiça”, “Amor”, “A hora da estrela” e “A paixão segundo G.H”, escritas por Clarice, expressam seu descontentamento e desejo por justiça e ressaltam a presença de temáticas sociais em seus trabalhos.

— Clarice é uma intérprete do Brasil, não no sentido da tradição do pensamento social em nosso país, mas como uma observadora crítica, às vezes muito dura, e ao mesmo tempo generosa dos impasses, dilemas e conflitos da sociedade brasileira – afirma Júlio Diniz durante a matéria.

Júlio também destaca dois personagens de Clarice que mostram o engajamento da escritora com as questões sociais do Brasil: Macabéa, a migrante nordestina de “A hora da estrela” e Janair, a empregada doméstica negra de “A paixão segundo G.H”. Para ele, é um absurdo usar a palavra “alienada” para referir-se a uma escritora que criou personagens como essas duas.

O livro Quanto ao futuro, Clarice reúne textos de especialistas sobre a escritora e investiga diferentes aspectos da obra misteriosa e fascinante de Clarice. Além de destacar pontos biográficos, há a presença de depoimentos de contemporâneas, como Marina Colasanti, Nélida Piñon, e da cantora Maria Bethânia. Uma coedição da Editora PUC-Rio com a editora Bazar do tempo, a obra será lançada no dia 29/11 (segunda-feira), às 19h, na Livraria Travessa do Shopping Leblon.

Clique aqui para ler a matéria do jornal O Globo na íntegra


Publicado em: 22/11/2021





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de S. Vicente, n° 225 - Praça Alceu Amoroso Lima, casa V (Casa Agência/Editora)
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.453-900
Telefones:
55 (21) 3527-1838/1760

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC