consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

Notícias

Coleção “História e Cultura” será lançada durante o programa História às Sextas



A Coleção “História e Cultura” será lançada no dia 26/11, às 11h, durante o programa História às Sextas. O programa é uma live semanal do Departamento de História, que reúne professores e pesquisadores para conversar a respeito de temas históricos e contemporâneos.

Os três primeiros livros da coleção História e Cultura são Os requebros do maxixe: raça, nacionalidade e disputas culturais no Rio de Janeiro de 1880 a 1915, escrito por Matheus Pimentel da Silva Topine, Sherlock Holmes no Brasil: Elysio de Carvalho e a construção da polícia científica no Rio de Janeiro entre 1907 e 1915,de Marília Rodrigues de Oliveira e A morte feita de pedra: o mercado de escravizados do Valongo e a necroarquitetura, de Luis Gustavo Costa Araújo.

A obra Os requebros do maxixe acompanha o processo social de construção deste gênero, analisando seus múltiplos usos e significados em meio aos conflitos e transformações do Rio de Janeiro do pós-abolição. Com especial atenção às desigualdades de classe e raça, o trabalho busca evidenciar as violências e contradições que se afirmavam em paralelo à valorização do maxixe como objeto representante de uma suposta brasilidade malemolente.

Já em Sherlock Holmes no Brasil, o leitor encontrará evidências de como o percurso do escritor e policial Elysio de Carvalho nos permite explorar tanto as disputas políticas locais que atravessavam o Gabinete de Identificação quanto a circulação de saberes entre os polos policiais sul-americanos e europeus do início do século XX.

“Existe uma arquitetura feita para matar?” — é a pergunta que convida o leitor para percorrer os caminhos do Sítio Arqueológico do Cais do Valongo, explorado em A morte feita de pedra. A obra é resultado do torpor perante um dos maiores crimes contra a humanidade, o tráfico transatlântico de milhões de pessoas africanas escravizadas, obrigadas a forjar com seus próprios corpos as bases em que se construíram as estruturas do mundo moderno ocidental.

A coleção "História e Cultura" apresenta o resultado de investigações originais produzidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura da PUC-Rio, no qual se cruzam os campos da história, da cultura e da arte. Os trabalhos que compõem a coleção exploram diferentes temas e objetos de análise, desenvolvendo reflexões acerca das dinâmicas das trocas e disputas culturais, da historicidade dos processos de conceituação e significação e das perspectivas críticas da análise estética e política. Ao fazê-lo, compartilham concepções sobre a cultura que, forjadas a partir da pesquisa empírica e da reflexão teórica densa, enfatizam o diálogo com as variadas disciplinas das humanidades, tal como tem sido a marca do Programa desde a sua fundação.

Clique aqui para assistir ao evento.


Publicado em: 23/11/2021





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de S. Vicente, n° 225 - Praça Alceu Amoroso Lima, casa V (Casa Agência/Editora)
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.453-900
Telefones:
55 (21) 3527-1838/1760

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC