consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

Catálogo

Quanto ao futuro, Clarice



Título: Quanto ao futuro, Clarice
Organizador: Júlio Diniz
Formato: Impresso
Ano de publicação:
2021
Número de páginas: 213
Coedição: Editora Bazar do Tempo

A obra Quanto ao futuro, Clarice, organizada pelo decano do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da PUC-Rio, Júlio Diniz, conta com dezoito ensaístas que se dedicam à leitura e reflexão da vasta obra de Clarice Lispector, tanto no espaço acadêmico quanto nas mídias e no mercado editorial. O ponto de partida para a escrita foi um encontro realizado no segundo semestre de 2019 para comemorar o centenário da autora. O objetivo era atualizar a força de sua literatura numa contemporaneidade que se debruça para o futuro. “Queríamos celebrar a voz viva, presente e potente desta nordestina-ucraniana-judia-carioca-passageira-do-mundo, que marca em definitivo a literatura e a cultura em língua portuguesa no século XX”, afirma Júlio Diniz.

Entre a imensidão de temas que compõe o universo clariciano, no decorrer da obra são tratados assuntos da esfera literária e particular da autora. O leitor encontrará reflexões relacionadas ao impacto transformador da literatura de Clarice na contemporaneidade, a infância de Clarice, opressão, miséria e racismo, tradução da obra de Lispector para a língua inglesa, ancestralidade, literatura infantil, entre outros. Relatos de Marina Colasanti, Nélida Piñon e Maria Bethânia também compõem este projeto.  Colasanti e Piñon falam sobre a convivência com Lispector, seus jeitos de ser e de viver os seus mistérios, já Bethânia explica o impacto que os seus textos provocam na sua vida e como os escritos da autora fazem parte do repertório escolhido para as apresentações. Quanto ao futuro, Clarice é um convite para pensar Clarice na contemporaneidade.
____________________________________

Sobre o organizador:

Júlio Diniz é doutor em Literatura Brasileira pela PUC-Rio, com Pós-Doutorado em Literatura Comparada pela Universidad de Salamanca, Espanha. Foi diretor do Departamento de Letras da PUC-Rio onde é professor associado na Área de Estudos de Literatura. Desde 2016 exerce a função de decano do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH).

Autores da obra:

Ana Kiffer
Antoneli Matos Belli Sinder
Beatriz Damasceno
Elizama Almeida
Evando Nascimento
Florencia Garramuño
João Camillo Penna
Lucia Helena
Lúcia Peixoto Cherem
Magdalena Edwards
Marcela Lanius
Margarida de Souza Neves
Maria Bethânia
Maria Clara Bingemer
Marina Colasanti
Nádia Battella Gotlib
Nélida Piñon
Roberto Corrêa dos Santos
Silviano Santiago
Veronica Stigger
Vilma Arêas
Yudith Rosenbaum





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de S. Vicente, n° 225 - Praça Alceu Amoroso Lima, casa V (Casa Agência/Editora)
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.453-900
Telefones:
55 (21) 3527-1838/1760

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC