consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

Notícias

“Quanto ao futuro, Clarice” é lançado na Livraria da Travessa



Na última segunda-feira, dia 29 de novembro, ocorreu o lançamento da obra Quanto ao futuro, Clarice na Livraria da Travessa do Shopping Leblon. O organizador da obra, Júlio Diniz, recebeu amigos e convidados na noite de autógrafos, entre eles estavam professores e pesquisadores da PUC-Rio, o reitor da universidade, Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., alunos e ex-alunos e autores do livro, em uma celebração pelo centenário de Clarice Lispector.

A escritora Marina Colasanti, amiga de Clarice, e uma das autoras do livro, compareceu ao lançamento. Em depoimento presente na obra, Colasanti explica a amizade com Clarice, detalhando o jeito de ser e a convivência com Lispector. Outras autoras também marcaram presença, como Margarida de Souza Neves, Beatriz Damasceno, Marcela Lanius e Ana Kiffer.


O decano do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da PUC-Rio, Júlio Diniz, destacou a alegria de publicar o livro, superando os desafios impostos pela pandemia. Para ele, o lançamento de Quanto ao futuro, Clarice foi um sucesso, pois proporcionou o reencontro de amigos que não se viam há tempos. Mesmo seguindo todas as normas sanitárias, a alegria do convívio permitiu que o clima fosse de afeto.

— Foi um sucesso, pois juntou a alegria do reencontro. É uma alegria enorme poder lançar esse livro gestado nesse tempo de dificuldades que a pandemia nos impôs. O evento foi um momento de comunhão, foi uma festa. A Clarice nos propicia isso — afirmou Diniz.
 
Entre a imensidão de temas que compõe o universo clariciano, em Quanto ao futuro, Clarice são tratados assuntos da esfera literária e particular de Clarice Lispector. O leitor encontrará reflexões relacionadas ao impacto transformador da literatura da escritora na contemporaneidade, a infância de Clarice, a opressão, a miséria e o racismo, a ancestralidade, a literatura infantil, entre outros.

A obra reúne ensaios e depoimentos de 22 especialistas, sendo eles: Ana Kiffer, Antoneli Matos Belli Sinder, Beatriz Damasceno, Elizama Almeida, Evando Nascimento, Florencia Garramuño, João Camillo Penna, Lucia Helena, Lúcia Peixoto Cherem, Magdalena Edwards, Marcela Lanius, Margarida de Souza Neves, Maria Bethânia, Maria Clara Bingemer, Marina Colasanti, Nádia Battella Gotlib, Nélida Piñon, Roberto Corrêa dos Santos, Silviano Santiago, Veronica Stigger, Vilma Arêas e Yudith Rosenbaum.

O livro, publicado pela Editora PUC-Rio em coedição com a editora Bazar do Tempo, traz diferentes aspectos da obra misteriosa e fascinante de Clarice Lispector, além de mostrar pontos biográficos e contar com depoimentos de contemporâneas, como Marina Colasanti, Nélida Piñon e da cantora Maria Bethânia.

Saiba mais sobre "Quanto ao futuro, Clarice" clicando aqui


Publicado em: 02/12/2021





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de S. Vicente, n° 225 - Praça Alceu Amoroso Lima, casa V (Casa Agência/Editora)
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.453-900
Telefones:
55 (21) 3527-1838/1760

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC