consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

Catálogo

O que pensam os oficiais do Exército brasileiro



Título: O que pensam os oficiais do Exército brasileiro
Autora: Eduardo Raposo, Maria Alice Rezende de Carvalho e Sarita Schaffel
Formato: Impresso
Dimensões: 
15,5 x 22,5 cm
Ano de publicação: 2022
Número de páginas: 152
Coedição: Hucitec

Com quase duzentos anos de participação na política brasileira, o Exército brasileiro firmou-se como uma instituição fortemente entrelaçada à formação e ao funcionamento do Estado Nacional em diferentes períodos e regimes. Seja na Proclamação da República em 1889, seja na efetivação do Golpe de 1964, a história das Forças Armadas foi marcada pela presença militar na vida pública nacional. A eleição de Jair Bolsonaro em 2018 efetua uma nova onda de interesse pelas Forças Armadas, oficiais passam a ocupar postos em pastas do primeiro escalão do governo, fator que transpõe a atuação do Exército para além das funções constitucionais que lhe foram cabidas no período pós-ditadura.

Com apresentação do sociólogo José Murilo de Carvalho, a obra O que pensam os oficiais do Exército brasileiro busca compreender a dimensão política institucional das Forças Armadas nesse momento de sua ressurgência. A partir de um survey enviado a 20 mil oficiais, os autores Eduardo Raposo (Ciências Sociais/PUC-Rio), Maria Alice Rezende de Carvalho (Ciências Sociais/PUC-Rio) e Sarita Schaffel (Ciências Sociais/PUC-Rio) propõem uma análise sociológica que visa conhecer as opiniões e crenças dos membros da instituição sobre temas da vida social, política, ética e corporativa do Brasil contemporâneo. O objetivo do livro é oferecer pistas e sugestões que possam oxigenar o campo de pesquisa sobre instituições militares e, sobretudo, inscrever esse tema em um amplo debate público acerca da democracia brasileira no século XXI.

Este volume, que tem origem em pesquisa realizada para a série Sociologia das Forças Armadas (Ciências Sociais/PUC-Rio), faz parte da Coleção Estudos Brasileiros (Hucitec), que traz conteúdos inéditos de caráter multidisciplinar realizados por pesquisadores nacionais.

____________________________________

Sobre os autores:

Eduardo Raposo é doutor em Ciência Política pelo IUPERJ. É também professor e pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio.

Maria Alice Rezende de Carvalho é doutora em Sociologia pelo IUPERJ. Socióloga e professora na PUC-Rio.

Sarita Schaffel é doutora em Educação Brasileira pela PUC-Rio. Foi também professora no Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CEP/FDC – Exército Brasileiro).

Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de S. Vicente, n° 225 - Praça Alceu Amoroso Lima, casa V (Casa Agência/Editora)
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.453-900
Telefones:
55 (21) 3527-1838/1760

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC