consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

E-books

Direito em diálogo: cidadania, epistemologia e interdisciplinariedade



Título: Direito em diálogo: cidadania, epistemologia e interdisciplinariedade
Organizadores: André Grandis Guimarães, Gabriela Gattulli, Matheus Chatack Dias, Nina Zur e Rafaela Miotto de Almeida
Formato: E-book (pdf gratuito)
Ano de publicação:
2022
Número de páginas: 265

»Download completo do livro

O livro Direito em diálogo: cidadania, epistemologia e interdisciplinaridade agrupa ensaios que tratam das estruturas legais, políticas e sociais que estão na base de todo o mundo. A partir do trabalho de pesquisadores associados do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC-Rio, esses jovens autores buscaram sustentar uma normalidade acadêmica em plena pandemia, elaborando pesquisas que se relacionam direta e indiretamente com as problemáticas trazidas pela disseminação do vírus da COVID-19.

Organizado em três blocos temáticos, a obra abarca artigos que tematizam desde a influência do direito público na formação do Estado brasileiro, até a análise sobre as notícias da grande mídia sobre a cloroquina durante o ano de 2020. O primeiro bloco, cidadania, discute momentos históricos que afetaram e afetam esse conceito no Brasil; o segundo, interdisciplinaridade, aborda o campo do Direito como uma conjunção entre diversas áreas do saber; e o terceiro, epistemologia, propõe abordagens empíricas sobre questões jurídicas.

Direito em diálogo é fruto da parceria entre a Editora PUC-Rio e o Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da PUC-Rio. O ebook está disponível gratuitamente em nosso site.

 

Sobre os organizadores:

André Grandis Guimarães é mestre em direito pela PUC-Rio. Bacharel em direito pela UFRJ, é especialista em direito público e privado pela Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).

Gabriela Gattulli é mestre em direito constitucional e teoria do Estado pela PUC-Rio. Graduada em Direito pela UFRJ, é doutoranda em direito do Estado pela USP.

Matheus Chatack Dias é mestre em direito constitucional e teoria do Estado pela PUC-Rio. Graduado em direito pela UERJ, atua em movimentos de educação popular e cultura

Nina Zur é mestra pelo Programa de Pós-Graduação em direito da PUC Rio, vinculada à linha de pesquisa em teoria do direito, ética e construção da subjetividade. É membro do Grupo de Pesquisa Institucional em teoria crítica do direito, na linha direito, violência e vida nua, vinculado ao CNPq.

Rafaela Miotto de Almeida é mestra em teoria do Estado e direito constitucional pela PUC-Rio. Advogada, possui bacharelado em direito pela PUC-Rio com ênfase em Estado e sociedade.





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de S. Vicente, n° 225 - Praça Alceu Amoroso Lima, casa V (Casa Agência/Editora)
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.453-900
Telefones:
55 (21) 3527-1838/1760

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC