Título: Pensando as favelas cariocas: memórias e outras abordagens teóricas
Autor: Rafael Soares Gonçalves, Mário Brum e Mauro Amoroso
Formato: Impresso
Dimensões: 16 x 23cm
Ano de publicação: 2022
Número de páginas: 310
Coedição: Editora Pallas
Em Pensando as favelas cariocas: memórias e outras abordagens teóricas, interpretações sobre os bairros do Rio de Janeiro são novamente revisitados, impondo novos enfoques, novas interpretações e uma atualização do debate. O segundo volume objetiva pensar a produção de significados sobre as favelas e como seu desenrolar e seus resultados impactam esses espaços e o cotidiano de seus moradores.
Na obra, moradores-pesquisadores compartilham seus conhecimentos e saberes sobre o ambiente analisado. Os autores não observam a favela como mero problema, ou apenas como objeto de estudo. A observação estereotipada da grande mídia, de um local pautado pela ausência estatal e por cenários de violência, é substituída por um cenário de resistência e de reinvenção da vida. Dentre os capítulos, observamos estudos sobre o racismo como base da segregação socioespacial das favelas, a cultura pentecostal entre os moradores, a participação de ONGs e instituições locais para a preservação da memória periférica, bem como a prática do slum tourism. A gama de assuntos permite uma abordagem multidimensional de toda a favela e de seus habitantes.
Nas relações entre memórias sobre as favelas, e ainda, nos sujeitos “externos” e “internos” desses bairros, a formação de acervos sobre esses locais é fundamental para assegurar o direito ao passado, elemento indispensável para se garantir direitos às populações de periferias. Assim, constituir arquivos sobre esses bairros é também reconhecer seu lugar na história e na própria cidade.
____________________________________
Sobre os organizadores:
Rafael Soares Gonçalves é advogado e historiador. Doutor em História pela Universidade de Paris VII e pós-doutor em Antropologia pela EHESS. Professor Associado do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio e coordenador do Laboratório de Estudos Urbanos e Socioambientais (LEUS). É Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ e Pesquisador de Produtividade do CNPq.
Mário Brum é professor de Teoria e Ensino de História da UERJ, com Mestrado e Doutorado em História pela UFF. Realizou Estágio de Pós-Doutorado em Planejamento Urbano pelo Ippur/UFRJ e em Educação pela UERJ. Escreveu o livro Cidade Alta (Ponteio, 2012) e artigos e capítulos sobre questões urbanas, memória e Ensino de História. É pesquisador associado ao INCT/Proprietas, ao Imam/UFRJ e ao Leddes/UERJ.
Mauro Amoroso é licenciado, bacharel e mestre em História pela UFF, doutor em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV com estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da USP. Professor adjunto da FEBF/UERJ, do mestrado profissional em Ensino de História (profhistoria/UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT/UFF). Pesquisador do INCT Proprietas, Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE/FAPERJ) e Procientista (UERJ/FAPERJ).