consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

Notícias

Vice-Reitor Geral, Vice-Reitor de Desenvolvimento e Inovação e Presidente da Fundação Padre Leonel Franca tomam posse



No dia 15 de setembro, o Pe. André Luís de Araújo, S.J. tomou posse como novo Vice-Reitor Geral da PUC-Rio. O Provincial dos Jesuítas do Brasil, Pe. Miêczysláw Smýda, S.J. presidiu a cerimônia que também deu posse ao Pe. Roberto Barros Dias, S.J. como novo Presidente da Fundação Padre Leonel Franca, e ao professor Marcelo Gattass como novo Vice-Reitor de Desenvolvimento e Inovação.

O Reitor da PUC-Rio, Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J., abriu a cerimônia com uma menção ao ex-Reitor da instituição Pe. Laércio Dias de Moura, S.J. (1918-2012), que segundo ele, trouxe unidade à gestão da Universidade e enfrentou grandes desafios. O Reitor da PUC-Rio afirmou que os integrantes da Companhia de Jesus são ligados a uma tradição que os transcende e que é possível sonhar, projetar uma visão de futuro com humildade. “O sentido dessa Universidade é educação e inclusão. Acredito que Gattass e Pe. André são as melhores cabeças e os melhores corações para renovar esta Universidade”, disse.

O novo Vice-Reitor Geral da Universidade, Pe. André Luís de Araújo, S.J., afirmou que o senso de responsabilidade é grande. “Venho para uma colaboração que vem sendo desenhada e pensada, e de ser uma presença de qualidade. Ainda mais uma Universidade como a PUC-Rio, importante para o Brasil, a Arquidiocese do Rio de Janeiro e a Companhia de Jesus”, disse.

O novo Vice-Reitor de Desenvolvimento e Inovação, professor Marcelo Gattass, afirmou que este é o momento de transformar a PUC para ela crescer de novo. “As universidades estão se transformando em espaços de inovação, com uma integração maior entre todos os tipos de conhecimento. Precisamos de uma nova Universidade: mais forte e mais confiante”, disse.

O Provincial dos Jesuítas do Brasil, Pe. Miêczysláw Smýda, S.J., que também celebrou missa solene na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, afirmou que a nova gestão manifesta profunda sintonia com o Plano Apostólico: mostrar o caminho para Deus por meio de exercícios espirituais e do discernimento; caminhar com os pobres, descartados do mundo e vulneráveis; acompanhar os jovens na criação de um futuro cheio de esperança; e colaborar no cuidado da Casa Comum.

Pe. André Luís de Araújo, S.J. é doutor em Letras pela UFMG, tendo cursado Filosofia e Teologia no Centro Sèvres Facultés Jésuites de Paris e na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte.

Marcelo Gattass é professor titular do Departamento de Informática, diretor do Instituto Tecgraf e doutor em Engenharia Civil no Programa de Computação Gráfica da Cornell University, EUA.

Pe. Roberto Barros Dias, S.J. é doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, com mestrado em História pela Universidade Federal da Paraíba.

Leia matéria completa sobre a Missa Solene e a Solenidade de Posse no Jornal da PUC online.

Leia a entrevista com o novo Vice-Reitor Geral da PUC-Rio no PUC Urgente.

Leia a entrevista com o novo Vice-Reitor de Desenvolvimento e Inovação no PUC Urgente.

Foto: Sophia Marques


Publicado em: 19/09/2022





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de S. Vicente, n° 225 - Praça Alceu Amoroso Lima, casa V (Casa Agência/Editora)
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.453-900
Telefones:
55 (21) 3527-1838/1760

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC