consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

Catálogo

Comunicação estratégica no esporte



Título: Comunicação estratégica no esporte
Organizadores: Alexandre Carauta e Roberto Falcão
Formato:
Impresso
Dimensões: 15,5 x 22,5cm
Ano de publicação:
2022
Número de páginas:
208
Coedição: Editora Rebento      Coleção: Didática  Série: Estudos de Mídia

A comunicação esportiva revela-se ascendente e plural. Desdobrada por mais mídias e frentes profissionais, articula competências jornalísticas, publicitárias, corporativas, tecnológicas, gerenciais. Com prefácio de Arthur Dapieve e orelha de Carlos Eduardo Éboli, ambos jornalistas e comentaristas, a coletânea Comunicação estratégica no esporte (Editora PUC-Rio e Editora Rebento) contempla esta demanda crescente.    

Organizado pelos jornalistas e professores Alexandre Carauta e Roberto Falcão, o lançamento reúne 13 capítulos escritos por especialistas dos segmentos profissionais integrados numa comunicação esportiva progressivamente híbrida. Conjugam saberes do jornalismo, da publicidade, das relações públicas, do marketing, da comunicação organizacional, da gestão de mídia aplicados ao universo esportivo contemporâneo – como o curso transmidiático das transmissões, a globalização das mesas-redondas e a operação de grandes eventos.

Dirigido a estudantes e pesquisadores da área, mas também ao público em geral interessado no assunto, o livro faz parte da coleção didática de estudos de mídia. Os conhecimentos, reflexões, experiências e casos apresentados contribuem para a qualificação plural alinhada a um mercado cada vez mais diversificado.   

A coletânea é dividida em três partes. A primeira trata do panorama histórico da comunicação no esporte e sua moderna face: a narrativa transmídia. Na segunda parte, é discutida a cobertura esportiva – do impresso, do rádio e da fotografia aos rumos audiovisuais e digitais. A terceira aborda o esporte como negócio e suas disciplinas afins, como o direito.

Clique aqui e tenha acesso a uma prévia da obra!

Para adquirir esta obra clique aqui.

____________________________________

Sobre os organizadores:

Alexandre Carauta é doutor em Comunicação pela PUC-Rio, mestre em Gestão Empresarial pela FGV, pós-graduado em Administração Esportiva também pela FGV, formado em Educação Física. É professor de Jornalismo da PUC-Rio e editor da revista Alceu, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio, e colunista da Veja Rio. Foi editor-executivo e editor de esportes do Jornal do Brasil, repórter do Globo e colunista do Lance. Apresentou o talk-show sobre marketing esportivo O negócio é esporte, da Bradesco Esportes FM.

Roberto Falcão é mestre em Mídia e Cotidiano pela UFF e professor na FACHA. Trabalhou no Jornal do Brasil e foi editor-executivo no diário Lance!. Atuou como gerente na área de Imprensa em comitês organizadores de megaeventos (Jogos Pan-americanos Rio 2007, Copa do Mundo Brasil 2014 e Jogos Olímpicos Rio 2016) e foi gerente de Comunicação na Confederação Brasileira de Voleibol.  

Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, n° 225, Prédio Kennedy, 7° andar
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.451-900
Telefone:
+55 (21) 3736-1838

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC