consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

E-books gratuitos

No próximo bloco... O jornalismo brasileiro na TV e na internet



Título: No próximo bloco... O jornalismo brasileiro na TV e na internet
Organização:
Ernesto Rodrigues
Formato: E-book/ pdf gratuito
Ano de publicação:
2005 (Impresso/Edições Loyola)
Número de páginas:
288

» Download completo do livro

Eles ajudaram a escrever a história do telejornalismo brasileiro e agora se reúnem em No próximo bloco... O jornalismo brasileiro na TV e na internet (Editora PUC-Rio/Edições Loyola) para registrar em livro suas experiências. Uma seleção de jornalistas renomados (muitos deles professores de jornalismo) – que têm suas trajetórias ligadas às principais redes de TV – foi escalada com o objetivo de oferecer este verdadeiro manual do jornalismo televisivo brasileiro na atualidade.

O time coordenado por Ernesto Rodrigues se distribuiu em capítulos, em que cada autor ficou responsável por narrar um dos grandes temas associados ao exercício do telejornalismo. O diferencial de No próximo bloco... é que cada bloco – cada texto – tem a marca registrada do jornalista que o escreve, que conta experiências do dia-a-dia do ofício que somente profissionais com muita experiência são capazes de relatar com tal maestria.

No conjunto de 15 ensaios, encontramos textos que estão mais voltados à prática do telejornalismo, os que fazem a crítica do modelo de telejornalismo brasileiro e o associam aos fatos históricos e aqueles que abordam os desafios da profissão. Heródoto Barbeiro, Jorge Pontual, Luís Nachbin e Ernesto Rodrigues, entre outros, escrevem sobre as diversas funções que podem ser atribuídas ao jornalista de TV: ser âncora, correspondente internacional, videojornalista, produtor, repórter de rua, editor de imagens, produtor de telejornal local etc.

O tom crítico ao telejornalismo brasileiro é mais evidente nos verdadeiros depoimentos históricos com que nos brindam Carlos Amorim e Octavio Tostes, que já ocuparam posições de destaque nas principais redes de TV brasileiras. Os desafios impostos ao jornalismo na atualidade estão presentes no texto de Carlos Castilho, que escreve sobre webjornalismo a partir do fenômeno de explosão dos blogs de informação, no ensaio de Roberto Wertman, que oferece um painel sobre o processo de implantação do sistema de TV digital, enquanto Patrícia Maurício discute a importante questão do controle legal sobre o conteúdo dos programas jornalísticos televisivos.

Autores: Carlos Castilho, Carlos Amorim, Carmem Petit, Ernesto Rodrigues, Heródoto Barbeiro, Jorge Pontual, Lenira Alcure, Lilian Saback, Luís Nachbin, Octavio Tostes Patrícia Maurício, Rafael Freitas, Ricardo Pereira e Roberto Wertman.

____________________________________

Sobre o organizador:

Ernesto Rodrigues é jornalista e professor do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio.

Caso deseje ler outros e-books gratuitos, confira nosso catálogo clicando aqui.





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de S. Vicente, n° 225 - Praça Alceu Amoroso Lima, casa V (Casa Agência/Editora)
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.453-900
Telefones:
55 (21) 3527-1838/1760

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC