consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

E-books

Educação, tecnologia e ficção: da distopia à esperança



Título: Educação, tecnologia e ficção: da distopia à esperança
Organizador: Giselle Ferreira, Márcio Lemgruber e Thiago Cabrera
Formato: E-book (pdf gratuito)
Ano de publicação: 2023
Número de páginas: 190
Selo: Interseções

» Download completo do livro

A obra Educação, tecnologia e ficção: da distopia à esperança, organizada por Giselle Ferreira, Márcio Lemgruber e Thiago Cabrera, propõe analisar o binômio educação-tecnologia, usando produções de ficção científica como ponto de apoio.

Neste e-book gratuito, os autores exploram obras do cinema e da literatura, entendendo que estas produzem questões fundamentais, que incomodam seus novos e antigos leitores/espectadores, apresentando dilemas que permanecem em suas mentes. Assim, os capítulos-ensaios deste livro utilizam os cenários da ficção científica para identificar e articular questões atuais da educação.

O objetivo dos organizadores é analisar os detalhes contemporâneos das tecnologias, entendendo seus contextos de criação, os recursos oferecidos, sua forma de apresentação e usos, lançando mão de um artefato: livros e filmes clássicos da ficção científica e seus sonhos utópicos/distópicos. A metáfora aqui apresentada é a da obra ficcional como ponte, que conduz o fazer artístico provocador à reflexão acadêmica fundamentada.

________________________________

Sobre os organizadores:

Giselle Ferreira é professora adjunta no Departamento de Educação da PUC-Rio, com pós-doutorado em Educação pela Open University do Reino Unido.

Márcio Lemgruber possui doutorado em Educação pela UFRJ. Foi professor na UFJF e na Estácio de Sá.

Thiago Cabrera é professor de Filosofia da Educação no Departamento de Educação da PUC-Rio, com doutorado em Filosofia pela UFRJ.







Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, n° 225, Casa da Editora
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.451-900
Telefones:
55 (21) 3527-1838

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC