consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

Catálogo

Objeto Impróprio. Arte, Política e o Contemporâneo



Título: Objeto Impróprio. Arte, Política e o Contemporâneo
Autor:
Otavio Leonidio
Dimensões: 14 x 21 cm
Ano de publicação:
2024
Número de páginas:
184
Formato:
Impresso
Coedição: Numa
Coleção: Diálogos



Quão contemporânea é a arte contemporânea brasileira?

Objeto Impróprio. Arte, Política e o Contemporâneo, de Otavio Leonidio, discute a arte contemporânea com ênfase em sua dimensão política.

Tomando como ponto de partida a crise da arte moderna e a emergência, nos anos 1960 e 70, de movimentos como minimalismo e arte da performance, o livro se debruça sobre a produção artística recente (em especial, a brasileira), procurando entender como e em que sentido ela pode ser considerada “política”.

O livro defende a tese de que o traço distintivo da parcela mais instigante da arte produzida hoje no Brasil (e mais amplamente, a arte produzida pelas “vanguardas não-ocidentais”) é o modo impróprio como afronta concepções convencionais de política e ação política.

São analisados os trabalhos e ações de artistas como Juliana Notari, Eduardo Coimbra, Cildo Meireles, Robert Smithson, Márcia X, Maria Palmeiro e Lyz Parayzo; do cineasta Adirley Queirós; e dos arquitetos Peter Eisenman e Carlos M. Teixeira, dentre outros.


________________________________

Sobre o autor:

Otavio Leonidio é é arquiteto e doutor em História. Professor associado do Departamento de Arquitetura & Urbanismo e dos programas de pós-graduação em Arquitetura e História Social da Cultura da PUC-Rio, é autor, entre outros, de Carradas de razões: Lucio Costa e a arquitetura moderna brasileira (PUC-Rio/Loyola, 2007) e Espaço de risco (Romano Guerra / Nhamerica, 2017).

Confira os outros títulos do nosso catálogo clicando aqui.





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, n° 225, Prédio Kennedy, 7° andar
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.451-900
Telefone:
+55 (21) 3736-1838

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC