Título: Jornalismo on-line: modos de fazer
Organização: Carla Rodrigues
Formato: Impresso
Dimensões: 14 x 21 cm
Ano de publicação: 2009
Número de páginas: 216
Coedição: Editora Sulina
Jornalismo on-line: modos de fazer enfoca o impacto e os desdobramentos do uso da internet comercial como um espaço para a prática jornalística. As questões apresentadas nos ensaios interessam aos que já estão nas redações, aos alunos que ainda pretendem ingressar nesse mercado e aos professores que lidam com aformação de novos profissionais para uma realidade de ritmo cada vez mais acelerado.
O primeiro bloco tem como foco o binômio formação versus mercado de trabalho: discute-se os atributos do jornalismo on-line e como os jornalistas devem conciliar as exigências de diferentes tipos de mídia; são examinados casos em que iniciativas de integração estão alterando a rotina nas redações; analisa-se o impacto causado no mercado de trabalho do jornalista pela integração de redações de jornais, revistas, TVs, rádios, agências e portais de internet; e são estudadas as mudanças no mundo dos jornalistas e no perfil dos profissionais que utilizam a internet.
Já a segunda parte do livro está voltada para o conteúdo. Debate-se como os telefones celulares, que em breve se transformarão na principal plataforma deacesso à web, já começam a modificar a prática jornalística. Além disso, essa parte trata de temas como a questão da ameaça da internet ao papel do jornalista como produtor de informações, a construção da legitimidade dos autores de blogs e como a web interfere na estrutura da notícia.
____________________________________
Sobre a organizadora:
Carla Rodrigues Doutora e mestre em Filosofia pela PUC-Rio. Professora da cadeira de Ética no Departamento de Filosofia da UFRJ, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (IFCS/UFRJ).
Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.