consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

Catálogo

Corpo para que te quero? Usos, abuso e desusos



Título: Corpo para que te quero? Usos, abuso e desusos
Organização: Junia de Vilhena e Joana de Vilhena Novaes
Formato: Impresso
Dimensões: 17 x 24 cm
Ano de publicação: 2012
Número de páginas: 334
Coedição: Appris

O corpo, na época contemporânea, é o cartão de visita pessoal. Atualíssimo, o tema é alvo de abordagem transdisciplinar no livro Corpo para que te quero? Usos, abuso e desusos. Junia de Vilhena e Joana de Vilhena Novaes organizam os diversos enfoques, em discussões que vão da história à antropologia, da psicologia social à comunitária, da propaganda e marketing à psicanálise, da dramaturgia ao mundo virtual.

Em seu capítulo, Junia de Vilhena dá voz aos socialmente invisíveis, como os moradores de rua e os loucos. Joana de Vilhena Novaes ouviu lutadores de MMA, donos de corpos que não sabem o que é viver sem dor. Karla Martins e Cecilia Gomes discutem o amor materno em condições de fome. Mary Del Priore introduz o leitor às exigências infligidas ao corpo feminino, atreladas à impossível tarefa de não envelhecer.

Já Maria Inês Bittencourt analisa o fenômeno da adultização precoce entre meninas, com difusão de práticas ligadas à beleza e à moda. Selma Peleias Felerico Garrini verifica a percepção que as mulheres têm das capas, matérias jornalísticas e propagandas referentes à beleza e a perfeição estética corporal. E Ana Cleide G.Moreira, Elizabeth Levy e Igor Francês relacionam o sofrimento dos portadores de HIV com a forma como lhes é comunicado o diagnóstico.

____________________________________

Sobre as organizadoras:

Junia de Vilhena é psicanalista, possui graduação em Psicologia pela George Washington University, mestrado em Ciências Sociais pela Catholic University Of America e doutorado em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Atualmente, é professora associada da PUC-Rio.

Joana de Vilhena Novaes é mestre e doutora em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUC-Rio e possui pós-doutorado em Psicologia Social e em Psicologia Médica, ambos pela UERJ. Atualmente, é professora do Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida.

Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, n° 225, Prédio Kennedy, 7° andar
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.451-900
Telefones:
55 (21) 3527-1838

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC