consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

Catálogo

Introdução à Ecologia das Mídias

Título: Introdução à Ecologia das Mídias
Autores:
Lance Strate, Adriana Braga e Paul Levinson
Formato:
14 x 21 cm
Páginas:
208
Coeditora: Loyola Edições

Em Introdução à Ecologia das Mídias, Lance Strate, Adriana Braga e Paul Levinson apresentam os principais fundamentos teóricos e metodológicos do campo de estudos denominado Ecologia das Mídias.

A ecologia das mídias (termo criado por Neil Postman), portanto, trata das consequências globais (ecológicas), que a introdução das tecnologias produz nas sociedades humanas, seja na vida social, política, cultural, demográfica e biológica.

Essa tradição de pesquisa, iniciada a partir dos anos 1950, nos EUA, tem como base o famoso “oráculo da era eletrônica”, Marshall McLuhan, criador de conceitos como "aldeia global" e célebres aforismos da Comunicação, como o de que "o meio é a mensagem".

O livro traz para o debate público da cena acadêmica brasileira — e dos demais países de língua portuguesa — uma visada original sobre os fenômenos da comunicação humana. Trata-se de um convite a abrir o pensamento para perspectivas mais amplas, complexas e desafiadoras, para conceber o mundo em que vivemos de maneira mais "ecológica" e ter em vista que a entrada de uma nova tecnologia em cena não traz somente resultados positivos.

____________________________________

Lance Strate é escritor e professor de Estudos de Comunicação e Mídias na Fordham University, em Nova York, EUA.
Adriana Braga
é professora associada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio e pesquisadora do CNPq.
Paul Levinson
é escritor e professor de Estudos de Comunicação e Mídias na Fordham University, em Nova York, EUA.





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de S. Vicente, n° 225 - Praça Alceu Amoroso Lima, casa V (Casa Agência/Editora)
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.453-900
Telefones:
55 (21) 3527-1838/1760

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC