consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

Catálogo

Pensando as favelas cariocas: história e questões urbanas



Título: Pensando as favelas cariocas: história e questões urbanas
Organização: Rafael Soares Gonçalves, Mário Brum e Mauro Amoroso
Formato: Impresso
Ano de publicação:
2021
Número de páginas: 304

Apesar de as favelas já estarem na paisagem natural e social carioca há anos, a obra Pensando as favelas cariocas: história e questões urbanas apresenta um panorama inédito acerca da história das favelas. O objetivo é abordar de forma cronológica diferentes contextos históricos, indicando a densidade e a riqueza da reflexão atual sobre as favelas.

Da Primeira República até a ascensão da extrema direita no Brasil, os autores refletem sobre temas como a marginalidade, a atuação das mulheres nas lutas comunitárias e políticas públicas. O livro demonstra, ainda, como a história das favelas se afirmou como um terreno da erudição histórica, explorando documentação de época variada, passando pela imprensa, legislação, censos, documentos da administração pública e do urbanismo, arquivos da polícia política e história oral. É um olhar histórico, detalhado e inovador sobre as favelas.

Organizado por Rafael Soares Gonçalves, Mario Brum e Mauro Amoroso, Pensando as favelas cariocas reúne textos de uma geração de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que fizeram das favelas cariocas o tema de suas pesquisas.

____________________________________

Sobre os organizadores:

Rafael Soares Gonçalves é advogado e historiador. Doutor em História pela Universidade de Paris VII e pós-doutor em Antropologia pela EHESS. Professor Associado do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio e coordenador do Laboratório de Estudos Urbanos e Socioambientais (LEUS). É Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ e Pesquisador de Produtividade do CNPq.

Mário Brum é professor de Teoria e Ensino de História da UERJ, com Mestrado e Doutorado em História pela UFF. Realizou Estágio de Pós-Doutorado em Planejamento Urbano pelo Ippur/UFRJ e em Educação pela UERJ.  Escreveu o livro Cidade Alta (Ponteio, 2012) e artigos e capítulos sobre questões urbanas, memória e Ensino de História. É pesquisador associado ao INCT/Proprietas, ao Imam/UFRJ e ao Leddes/UERJ.

Mauro Amoroso é licenciado, bacharel e mestre em História pela UFF, doutor em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV com estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da USP. Professor adjunto da FEBF/UERJ, do mestrado profissional em Ensino de História (profhistoria/UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT/UFF). Pesquisador do INCT Proprietas, Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE/FAPERJ) e Procientista (UERJ/FAPERJ)

Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de S. Vicente, n° 225 - Praça Alceu Amoroso Lima, casa V (Casa Agência/Editora)
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.453-900
Telefones:
55 (21) 3527-1838/1760

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC