consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

E-books gratuitos

De presos políticos a presos comuns: estudos sobre experiências e narrativas de encarceramento



Título:  De presos políticos a presos comuns: estudos sobre experiências e narrativas de encarceramento
Organização: Diego Galeano, Larissa Rosa Corrêa e Thula Pires
Formato: E-book / pdf gratuito
Ano de publicação:
2021
Número de páginas: 316
Coleção: Diálogos

» Download completo do livro

Qual a diferença entre presos políticos e presos comuns? Desde seus começos até os nossos dias, a separação entre a prisão política e a prisão não política é uma arena de debates, que perpassam os capítulos da obra De presos políticos a presos comuns: estudos sobre experiências e narrativas de encarceramento. Os autores buscam analisar o papel das narrativas de presos e de agentes estatais na construção histórica da dicotomia entre presos comuns, presos políticos e outras categorias que estruturam a vida prisional e a narração do seu passado.

O rótulo de “preso comum” – aplicado a uma enorme diversidade de sujeitos acusados de crimes e contravenções – pressupõe a existência de um tipo de prisioneiro “especial”.  No entanto, esse foco vem sendo questionado na disputa pela construção da memória da perseguição política. Em De presos políticos a presos comuns, o espaço prisional é compreendido como um lugar no qual convivem detentos que participam de lutas pela sobrevivência e disputam direitos.

As diferentes pesquisas empíricas que integram este livro procuram compreender a maneira com que os próprios presos constroem significados sobre a experiência carcerária e lidam com categorias tais como criminalidade comum e criminalidade política. Organizada por Diego Galeano, Larissa Rosa Corrêa e Thula Pires, a obra problematiza a linha de demarcação entre a criminalidade comum e a criminalidade política. Fronteira em movimento, ela muda de acordo com os diferentes regimes jurídicos e políticos.
____________________________________

Sobre os organizadores:

Diego Galeano é doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor adjunto do Departamento de História da PUC-Rio.

Larissa Rosa Corrêa é doutora em História Social pela Unicamp, com pós-doutorado pelo International Institute of Social History (IISH) em Amsterdam. Também é professora do Departamento de História da PUC-Rio, especialista em História Social do Trabalho.

Thula Rafaela de Oliveira Pires é professora adjunta de Direito Constitucional da PUC-Rio, onde também coordena o NIREMA.

Caso deseje ler outros e-books gratuitos, confira nosso catálogo clicando aqui.





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de S. Vicente, n° 225 - Praça Alceu Amoroso Lima, casa V (Casa Agência/Editora)
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.453-900
Telefones:
55 (21) 3527-1838/1760

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC