consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

E-books gratuitos

Direitos Humanos: entre captura e emancipação



Título: Direitos Humanos: entre captura e emancipação
Organização: Bethania Assy, Márcia Nina Bernardes e Antonio Pele
Formato: Impresso/e-book (pdf gratuito)
Ano de publicação: 2022
Número de páginas: 312

» Download completo do livro

A obra Direitos Humanos: entre captura e emancipação, organizada por Bethania Assy, Márcia Nina Bernardes e Antonio Pele, examina de que forma os direitos humanos podem ser instrumentos de resistência política e jurídica. Por um lado, os direitos humanos funcionam como dispositivos para a manutenção de uma governança que elimina deliberadamente parte da população. Por outro, o pensamento crítico contemporâneo parece manter uma agenda na tentativa de transformá-los em possíveis instrumentos de luta e emancipação.

Nesse sentido, os autores buscam compreender as formas de reapropriação dos direitos humanos ou como eles podem acompanhar outras agendas políticas a eles relacionadas, como as agendas relativas às mudanças climáticas, ao antirracismo, à desigualdade social e ao antissexismo. O livro é organizado em duas partes: a primeira discute questões ligadas aos direitos humanos a partir de abordagens teóricas, centradas nas discussões epistêmicas e políticas em torno ao conceito. A segunda parte examina contextos concretos de violência, em que o uso da noção de direitos humanos revela as problemáticas anunciadas aqui. O leitor poderá encontrar discussões acerca de temas como a promessa não cumprida dos direitos, o princípio da não discriminação, teoria crítica dos direitos humanos, biopolítica, direito à memória, feminismo, o contexto atual do Brasil, injustiças coorporativas, entre outros.

Direitos Humanos é fruto de uma parceria de mais de 15 anos entre o Programa de Pós-Gaduação em Direito da PUC-Rio e o Centre de Recherches et d’Etudes sur les Droits Fondamentaux (CREDOF), da Faculdade de Direito da Universidade de Nanterre (Paris X).
____________________________________

Sobre os organizadores:

Bethania Assy é coordenadora Adjunta da Cátedra Unesco (PUC-Rio): Direitos Humanos: Violência, Governo e Governança, professora do Departamento de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professora na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Márcia Nina Bernardes é professora do Programa de Pós-Graduação em Direito do Departamento de Direito e coordenadora Acadêmica do Núcleo de Direitos Humanos da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Antonio Pele é professor da Pós-Graduação do Departamento de Direito da PUC-Rio.

Caso deseje ler outros e-books gratuitos, confira nosso catálogo clicando aqui.





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de S. Vicente, n° 225 - Praça Alceu Amoroso Lima, casa V (Casa Agência/Editora)
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.453-900
Telefones:
55 (21) 3527-1838/1760

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC