consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

Catálogo

Banquete, O



Título: O Banquete
Autor: Platão
Texto estabelecido e anotado: John Burnet
Tradução: Irley F. Franco e Jaa Torrano
Formato: Impresso
Dimensões: 14 x 21 cm
Ano de publicação: 2021
Número de páginas: 212
Coedição: Edições Loyola

O que é o amor? A obra O Banquete, de Platão, busca responder a uma das perguntas mais antigas da humanidade. Na sua fase madura, Platão desvincula seus pensamentos dos de Sócrates, a partir da Teoria das Ideias. Além de definir a natureza do amor, O Banquete, na voz da sacerdotisa Diotima, discorre sobre seus efeitos. O objetivo é encontrar uma fórmula, a partir da qual seja possível demonstrar como o amor age na vida dos homens.

Na obra, a sacerdotisa Diotima faz Sócrates concordar que: o desejo pelas coisas belas e boas é o desejo de possuí-las. Possuir as coisas boas é ser feliz. O resultado final é uma nova definição de amor: o amor não é mais apenas o desejo do belo, mas é o desejo comum a todos os homens de possuir eternamente o belo ou bom (ou de ser feliz). Essa e outras reflexões serão expostas ao longo das páginas, cuja intenção é desvendar a relação entre o amante e o amado.

Confira uma prévia do livro

____________________________________

Sobre o autor:

Platão foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental.

Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de S. Vicente, n° 225 - Praça Alceu Amoroso Lima, casa V (Casa Agência/Editora)
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.453-900
Telefones:
55 (21) 3527-1838/1760

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC