consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

Catálogo

Fenomenologia da depressão: aspectos constitutivos da vivência depressiva



Título: Fenomenologia da depressão: aspectos constitutivos da vivência depressiva 
Autor: Fabio Caprio Castro de Leite
Formato: impresso
Ano de publicação: 2021
Número de páginas: 240

A obra Fenomenologia da depressão: aspectos constitutivos da vivência depressiva organiza um relato das principais perspectivas teóricas, em que o objeto de estudo é o homem a partir da depressão.  O livro é adequado tanto ao público em geral, interessado na atualidade de nossa civilização, quanto ao público especializado no campo da psicologia e da filosofia, devido à profundidade de sua reflexão.

Os capítulos são divididos em três partes. A primeira tem o objetivo de revisar aspectos fundamentais da fenomenologia existencial que permitem fazer aproximações da dimensão existencial da depressão – a angústia, o tédio, a náusea, a fadiga de ser e a insônia. Na segunda parte, o leitor encontrará as abordagens pioneiras sobre o estado depressivo, a inibição vital, a defasagem do sincronismo vivido, a perda melancólica, a endogeneidade e a depressividade. A terceira e última parte propõe uma análise da vivência depressiva através dos seus aspectos constitutivos essenciais.

Confira uma prévia do livro

____________________________________

Sobre o autor:

Fabio Caprio Castro de Leite é doutor em Filosofia pela  Université de Liège  – Bélgica e professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS. É autor do livro A ética de Sartre  (2016) e coorganizador dos livros  Sartre hoje  (2017),  Sartre e a Política  (2019) e Filosofia e Psicanálise – Psicopolítica e as Patologias Contemporâneas (2020).

Confira os outros livros do nosso catálogo clicando aqui.





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de S. Vicente, n° 225 - Praça Alceu Amoroso Lima, casa V (Casa Agência/Editora)
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.453-900
Telefones:
55 (21) 3527-1838/1760

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC