consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

E-books gratuitos

Institucionalização de crianças no Brasil: percurso histórico e desafios do presente



Título: Institucionalização de crianças no Brasil: percurso histórico e desafios do presente
Organização:
Irene Rizzini e Irma Rizzini
Formato: E-book/ pdf gratuito
Ano de publicação:
2004 (versão impressa)
Número de páginas:
96

» Download completo do livro

A história da institucionalização de crianças e adolescentes no Brasil tem repercussões importantes até os dias de hoje. Para os espaços de abrigamento ainda vão todas aquelas crianças que de alguma forma perderam ou viram enfraquecer as relações com suas famílias ou comunidades, ou ainda aquelas que de alguma forma transitam entre a casa, as ruas e os próprios abrigos, construindo sua própria identidade e história de vida nestes diferentes e adversos espaços. Abordando estas e outras questões, A institucionalização de crianças no Brasil: percurso histórico e desafios do presente foi organizado por Irene Rizzini e Irma Rizzini - pesquisadoras do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI), conveniado a PUC-Rio.

O livro é resultado de uma séria pesquisa, realizada pelo CIESPI em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Ele focaliza a trajetória histórica desde o século XVIII de instituições do tipo internato de menores, visando a "educação" de crianças pobres, fossem elas abandonadas, órfãs, indígenas ou negras. A análise da documentação histórica sobre a assistência à infância dos séculos XIX e XX revela que crianças nascidas em situação de pobreza e/ou em famílias com dificuldades de criarem seus filhos tinham um destino quase certo quando buscavam apoio do Estado: o de serem encaminhadas para instituições como se fossem órfãs ou abandonadas.

A institucionalização de crianças no Brasil: percurso histórico e desafios do presente pretende contribuir para a implementação de uma política de proteção que garanta maior eficiência e cidadania daquelas crianças e adolescentes que, ao longo da história, sempre pareceram estar fora de lugar.

____________________________________

Sobre as organizadoras:

Irene Rizzini é doutora em Sociologia pelo IUPERJ, mestre em Serviço Social pela University of Chicago - School of Social Service Administration e graduada em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula. Atualmente, é professora do Departamento de Serviço Social PUC-Rio (Graduação e Pós-Graduação).

Irma Rizzini é mestre em Psicologia Social e doutora em História Social pela UFRJ. É professora associada da Faculdade de Educação da UFRJ. Realizou estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF.

Caso deseje ler outros e-books gratuitos, confira nosso catálogo clicando aqui.





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de S. Vicente, n° 225 - Praça Alceu Amoroso Lima, casa V (Casa Agência/Editora)
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.453-900
Telefones:
55 (21) 3527-1838/1760

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC