consulta avançada
Brasão da PUC-Rio

E-books gratuitos

Deseducando a educação: mentes, materialidades e metáforas



Título: Deseducando a educação: mentes, materialidades e metáforas
Organização: Ralph Ings Bannell, Mylene Mizrahi e Giselle Ferreira
Formato: E-book/ pdf gratuito
Ano de publicação: 2021
Número de páginas: 476

» Download completo do livro

Na área de aprendizagem humana, teorias que contestam o paradigma cartesiano-internalista vêm se consolidando nos últimos anos. No entanto, a maior parte das práticas educativas segue ainda ancorada na crença do desenvolvimento cognitivo como um processo fundamentalmente individual, desconsiderando concepções como corpo, sensibilidade e cultura na constituição da estrutura cognitiva.

O objetivo deste livro é justamente recuperar e atualizar conceitos do campo da aprendizagem humana. À luz de recentes perspectivas e estudos contemporâneos, Deseducando a educação traz novas ideias sobre as relações entre corpo, cérebro, ambiente e tecnologias nos processos cognitivos.

Os três eixos que compõem o livro – “Mente, cognição e aprendizagem”, “Materialidade” e “Metáforas” – incorporam evidências científicas e reflexões filosóficas que emergem dos estudos desenvolvidos pelos organizadores e pelos pesquisadores convidados, compondo um mosaico de reconceitualizações que revisam e subvertem paradigmas e pressupostos instituídos. Os autores propõem rupturas com a tradição educacional, não para substituí-la completamente, mas para contribuir para tornar suas bases mais sólidas, mais contemporâneas e mais condizentes com o contexto em que ela se inscreve. 

____________________________________

Sobre os organizadores:

Ralph Ings Bannell é professor associado no Departamento de Educação da PUC-Rio. Fundador e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (SOFIE) e ex-coordenador do GT Filosofia da Educação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd).

Mylene Mizrahi é doutora em Antropologia (UFRJ/UCL – Prêmio IPP-Rio Maurício de Almeida Abreu, Secretaria Municipal de Urbanismo). É professora assistente do Departamento de Educação da PUC-Rio, coordenadora do EstetiPop (Laboratório em Estéticas, Cultura Pop e Antropologia). É autora de A estética funk carioca: criação e conectividade em Mr. Catra (7Letras, 2014) e de Figurino funk: roupa, corpo e dança em um baile carioca (7Letras, 2019).

Giselle Ferreira é professora adjunta no Departamento de Educação da PUC-Rio. Foi professora adjunta no PPGE/UNESA (2011-2018) e Lecturer na Open University do Reino Unido (1998-2012). Coautora de Metodologia da Pesquisa em Educação (Marsupial, 2013) e coorganizadora de uma série de cinco e-books (2012 a 2017) na área da Educação e Tecnologia.

Caso deseje ler outros e-books gratuitos, confira nosso catálogo clicando aqui.





Editora PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de S. Vicente, n° 225 - Praça Alceu Amoroso Lima, casa V (Casa Agência/Editora)
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.453-900
Telefones:
55 (21) 3527-1838/1760

Endereço eletrônico:
edpucrio@puc-rio.br
Site desenvolvido pelo RDC